Anuncie

(21) 98462-3212

E-mail

comercial@meusbichos.com.br

Como identificar sinais de doenças nos peixes ornamentais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Manchas brancas podem sinalizar doença. Foto: Reprodução/Instagram Nanny Puppy

Mesmo no aquário, os peixes podem estar ou ficar doentes. Peixes ornamentais saudáveis infectam-se muitas vezes por novos habitantes, que já chegaram doentes. Há também as doenças latentes, que normalmente não fazem mal aos peixes, mas que podem se manifestar subitamente com uma piora dos cuidados com o aquário.

✔Peixes novos só devem ser comprados após uma avaliação precisa. É aconselhável observá-los atentamente na loja; por exemplo, se as barbatanas estão presas ao corpo, se elas estão arrepiadas ou se o corpo apresenta manchas cor de carne ou brancas. Outro sinal de atenção é a presença de peixes mortos em aquários de venda.

✔Num caso desses, é melhor adiar a compra até mesmo para o bem dos próprios peixes. A doença chamada “pontos brancos”, ou ictício, espalha-se de maneira epidêmica e pode acabar com toda a população do aquário. Existem ótimos remédios para essa doença, mas não há como evitar que alguns peixes e plantas fiquem bem enfraquecidos pela ação desses medicamentos.

✔Na suspeita de doença, deve-se imediatamente colocar o peixe em quarentena num pequeno aquário e, assim que a doença for determinada, iniciar o tratamento indicado.

Siga as Dicas da Nanny no Instagram:

@nanny_puppy