Anuncie

(21) 98462-3212

A posição do topete da calopsita pode sinalizar as emoções de sua ave

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Calma e com o topete erguido, essa calopsita parece estar bem satisfeita. Foto: Pixabay

Mais do que um ornamento no topo de suas cabeças, o topete pode indicar, através de sua posição, o que as calopsitas estão sentindo e, talvez, até o que desejam. Às vezes, pode ser difícil identificar o que essas adoráveis aves da família dos psitacídeos querem dizer quando movem suas cristas para frente e para trás. Mas, indicaremos sete sinais para que você e seu pet de penas tenham o melhor relacionamento possível.

São eles:

  • Curiosidade
  • Raiva
  • Sonolência
  • Cautela
  • Felicidade
  • Contentamento
  • Excitação
Essa calopsita demonstra estar bastante curiosa, com seu topete bem reto e o pescoço esticado. Foto: Pixabay

1 – Curiosidade: Quando uma calopsita está curiosa sobre algo ou alguém (ou talvez até apenas sinta vontade de explorar), o topete sobe o mais reto possível e, geralmente, há um pescoço esticado que segue esse comportamento. Embora geralmente a curiosidade seja positiva, nem sempre é o caso e, às vezes, pode ser confundido com cautela.

2 – Raiva. Quando uma calopsita está com raiva, geralmente o sinal revelador é o ataque ou o bico aberto que acompanha a crista. Quando virada, a crista vai o mais achatada possível contra a cabeça, e mesmo a ponta ondulada no final (que nem todas as calopsitas têm) fica o mais reta possível. Nesse caso, você ou outro animal de estimação estão realmente deixando a ave irritada e é melhor recuar antes de ser bicado. Uma ave que está sempre irritada provavelmente não está vivendo a melhor vida.

Quando chega a noite, a ave deve estar com a cabeça enfiada sob as asas, para dormir. Foto: Pixabay

3 – Sonolência. Quando uma calopsita está cansada, o topete se posiciona no meio da cabeça em uma posição relaxada. O final do topete geralmente será curvado para cima. A ave pode estar se limpando antes de dormir ou tendo um pequeno sono durante o dia. Quando é noite, o pássaro deve estar com a cabeça enfiada sob as asas.

4 – Cautela. A crista de uma calopsita cautelosa está totalmente para cima, mas não tensa. Normalmente, a crista é curvada para cima e não exatamente reta. Um pássaro cauteloso pode ficar assustado, mas não é necessariamente o caso. Pode ser que ele veja algo do lado de fora ou esteja encontrando um pássaro ou outro animal maior pela primeira vez.

Feliz, essa calopsita está com o topete plano na parte de trás, mas relaxado e fortemente
curvado para cima. Foto: Pixabay

5 – Felicidade. Quando uma calopsita está feliz, elas são sempre muito fofas. Seu topete é plano na parte de trás da cabeça, mas relaxado e fortemente curvado para cima. Aves felizes tendem a cantarolar ou piar com uma atitude calma e contente. A felicidade é provavelmente a emoção mais fácil de identificar, porque elas estão com um humor muito feliz.

6 – Contentamento. Quando um pássaro está contente, você pode ser enganado. Não deve ser confundido com um pássaro assustado ou sibilante, uma calopsita contente terá sua crista posicionada para cima – o mais reto possível. Normalmente, essa emoção é identificável pela atitude calma que a ave tem (em vez de sibilar ou bicar como um pássaro irritado faria.

7 – Excitação. A excitação, neste caso, é uma atitude positiva. Junto com um topete elevado, mas relaxado, uma ave animada pode voar, levantar suas asas, piar (ou cantarolar) e dançar. Essa emoção pode ser facilmente confundida com curiosidade ou cautela, mas, na verdade, é muito diferente. Normalmente, aos olhos de um criador iniciante, é mais fácil detectar a excitação por meio de outros movimentos, como os mencionados anteriormente.

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Se você é apaixonado por aves, aprenda a maneira correta de manejo. Aquira já o “Guia Definitivo de Criação de Calopsitas” e consiga criar sua Calopsita de maneira surpreendente, tornando-se um especialista na criação e reprodução dessa ave. CLIQUE AQUI

Aquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI