Anuncie

(21) 98462-3212

Acostume seu porquinho-da-Índia desde cedo aos cuidados com a higiene

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A falta de zelo na higiene do animal pode resultar em problemas como dermatite por contato com urina e fezes. Foto: Unsplash

A higiene é um aspecto fundamental para manter a saúde do porquinho da Índia em dia. Trata-se de um roedor que gosta de se manter limpo, lambendo-se frequentemente tal como um gato, e também de viver em um ambiente limpo. Portanto, se o seu porquinho da índia anda se sujando muito rápido, é porque algo anda errado em relação à limpeza de seu alojamento. Fique atento e não descuide. A falta de zelo na higiene do animal pode resultar em problemas como a dermatite por contato com urina e fezes e problemas no trato urinário.

Na gaiola ou cercado onde ele é criado, o comedouro e o bebedouro devem ser lavados diariamente. Assim como o substrato utilizado para forrar o fundo deve estar sempre limpo e seco. Quanto à higiene do pet, os cuidados incluem escovação, limpeza das orelhas, corte das unhas, banho quando necessário e até a tosa, caso a espécie seja de pelo longo.

O porquinho da índia é um bichinho muito dócil, mas é preciso acostumá-lo desde bem filhote aos cuidados com a higiene que envolvem ter que manipulá-lo, para que não fique assustado. Habituado desde cedo, a tarefa se torna tranquila.  

Espécies que estão com a pelagem muito longa podem ter os pelos cortados para facilitar a higiene. Foto: Unsplash

Escovação diária para pelagem longa

Porquinhos de pelagem longa devem ser escovados diariamente, para os pelos não embaraçarem. Já os de pelo curto devem ser escovados pelo menos uma vez na semana, para retirar os pelos mortos, que eles podem engolir ao se lamber, podendo causar obstruções gastrointestinais. Utilize rasqueadeira, escova ou um pente fino para a tarefa, que deve ser feita com delicadeza.

Quanto à tosa, espécies que estão com a pelagem muito longa podem ter os pelos cortados para facilitar a higiene. Mas procure pet shops onde o tosador esteja habituado a tosar a espécie.

Em relação às unhas do bichinho, peça ajuda ao veterinário ou leve-o ao pet shop para ter suas unhas aparadas, já que elas crescem constantemente. Só faça em casa se vc tiver habilidade e segurança suficientes para realizar a tarefa, pois um corte mal feito pode machucar o bichinho.

Inspecione semanalmente as orelhas. Para a limpeza, pode-se aplicar uma gota de óleo mineral na parte externa de cada orelha, limpando cuidadosamente com um pano macio em seguida. Nunca use cotonetes!

Já o banho pode ser dado a partir dos 3 meses de vida, mas somente se for muito necessário. Os de pelo longo podem ser banhados com maior frequência, como a cada 3 meses.  Utilize uma pequena bacia e coloque água morna, sem enchê-la demais. Use xampu neutro, de bebê ou específico para roedores. Dissolva um pouco de xampu na água e esfregue seu corpinho com delicadeza. O banho é somente do pescoço para baixo. Não molhe cabeça, orelhas e olhos! Enxague com água morna e o seque bem, podendo utilizar um secador.

Jamais deixe seu porquinho com os pelos úmidos ou molhados, nem o deixe secando sob o sol.

Pronto, agora seu porquinho da Índia está limpinho e cheiroso!