Anuncie

(21) 98462-3212

E-mail

comercial@meusbichos.com.br

Entenda como funciona a visão dos gatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Gatos conseguem captar o menor vestígio ou fragmento de luz à sua volta. Foto: Pixabay

Animais caçadores por excelência, os gatos dependem de seus sentidos apurados para detectar a presa. Em geral, acredita -se que os felinos podem ver no escuro. Nem tanto. O que ele faz é captar o menor vestígio ou fragmento de luz à sua volta.

Os felinos possuem um sistema de visão engenhoso. Atrás da retina, sensível à luz, há uma espécie de “espelho”, composto de 15 camadas de células brilhantes, denominado tapetum lucidum, que melhoram sua visão noturna.

O reflexo brilhante do espelho é o que produz as características douradas ou o brilho esverdeado dos olhos do gato no escuro. Os olhos humanos não brilham no escuro: o brilho avermelhado de nossas pupilas que ocasionalmente aparece nas fotografias como efeito dos flashes é produzido por vasos sanguíneos situados atrás da retina humana.

Outra vantagem dos gatos é que eles têm um campo de visão mais amplo que o nosso, que é de cerca de 210 graus, dos quais 120 são binoculares. Os gatos possuem um campo de visão total de 285 graus, com 130 graus binoculares. A visão binocular de 130 graus do gato é outra adaptação que permite ao animal avaliar com precisão profundidade e distância.

A visão dos gatos. Clique na imagem para ampliá-la: