Anuncie

(21) 98462-3212

E-mail

comercial@meusbichos.com.br

Gatos de fino trato: cuide da beleza do seu pet

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Os pelos dos gatos precisam de cuidados frequentes. Foto: Anna Shvets/Pexels

Quando o assunto é aparência, os gatos são mais meticulosos do que os cães, a ponto de se auto limparem com frequência. Papilas em forma de gancho existentes na língua dos gatos atuam como um pente eficiente para alinhar os pelos. No entanto, os gatos domésticos, e principalmente os de pelo longo, precisam de escovação extra, que vai além dos cuidados que os felinos dão a si mesmos ou um ao outro.

“Os gatos de pelo longo devem ter os pelos escovados diariamente, enquanto que os de pelo curto só precisam ser escovados duas vezes por semana”, diz a esteticista animal Tânia Ribeiro. “Comece usando um pente fino de metal para dividir o pelo do gato desde a cabeça até a cauda. Use o pente para procurar partículas pretas que indicam a presença de pulgas no animal. Depois de penteá-lo, utilize uma escova macia para escovar todo o comprimento da pelagem”, ensina.

Ao escová-lo, aproveite para examinar o bichano com toda atenção, começando pela cabeça. Olhe dentro de cada orelha para procurar sinais de sujeira ou acúmulo de cera de cor escura. Limpe os ouvidos utilizando um ou dois chumaços de algodão umedecidos em soluções específicas para este fim. Essa limpeza pode ser semanal. “Não use cotonetes, pois a haste pode machucar o canal auditivo”, destaca.

Olhos, unhas e dentes

Examine os olhos. Crostas de remela seca podem se acumular no canto do olho. “Limpe a área suavemente com soro fisiológico, diariamente, usando bolinhas de algodão”, orienta Tânia. E se você notar lacrimejamento, manchas ou olhos acentuados, leve seu gato ao veterinário.

Para aparar as unhas, use um cortador específico, de preferência, do tipo guilhotina. “Segure o gato de modo firme e aperte levemente a pata para que a unha fique à mostra. Sendo necessário, peça a ajuda de alguém para segurar o animal. Corte a parte branca com muito cuidado”, explica a esteticista animal. Atingir a parte rosada é doloroso e fará o animal sangrar. Se não souber proceder, peça ao veterinário. Corte as unhas quinzenalmente.

Examine os dentes para verificar se há incrustações de tártaro. Escove os dentes do bichano pelo menos uma vez por semana. Use uma escova de cerdas macias infantil ou enrole uma gaze no dedo para passar um creme dental específico para animais. A tarefa fica mais fácil se o gato for habituado à escovação desde filhote.

Banho

Quanto ao banho, coloque o gato em uma banheira de bebê, numa bacia ou no tanque. Use um chuveirinho e banhe o animal com água morna. Utilize xampu ou sabonete específico para gatos e tenha cuidado para não cair espuma nos olhos ou molhar as orelhas do bichano. Massageie a pelagem suavemente e depois enxague-o bem.

Após o banho, seque bem o gato com uma toalha e, se ele não se assustar, use um secador de cabelos, mantendo o aparelho a uma certa distância do corpo do animal e escovando o pelo suavemente, no sentido de comprimento do pelo. Pronto, seu gato está um gatão!