Anuncie

(21) 98462-3212

A surpreendente inteligência dos cães

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Algumas raças se destacam pela capacidade de resolver problemas, como o border collie. Foto: Unsplash

Os cães estão entre os seres mais inteligentes do mundo e com mais aptidão para obedecer e se adaptar ao homem. E tem cachorro que de tão esperto é capaz de surpreender com determinadas atitudes, como entender e executar ordens, desconfiar quando o tutor vai sair, saber muito bem quando é dia de tomar banho, aprender a pegar e guardar seus brinquedos ou dar um jeito de alcançar um petisco aparentemente inacessível.

Algumas raças se destacam pela capacidade de resolver problemas, como o border collie e o pastor alemão, que são consideradas por especialistas em cinofilia (estudo das raças) de todo o mundo como as mais inteligentes. Na Inglaterra, país de origem do border collie, 98% da população rural utiliza esses cães para auxiliar no trabalho com o rebanho. Já o pastor alemão, por ser obediente e facilmente treinável, é a raça mais utilizada pela polícia, no Brasil e no exterior.

Os populares e queridos vira-latas usam e abusam de sua astúcia para sobreviver nas ruas. Foto: Pixabay

Já os vira-latas, que são maioria absoluta nas ruas, costumam ser mais inteligentes na maior parte dos casos, pois precisam da astúcia para sobreviver e chegar à idade adulta e reprodutiva. “Vira-lata inteligente sabe atravessar a rua, buscar comida e se defender de outros cães, até mesmo porque é uma questão de sobrevivência para eles”, explica a comportamentalista canina Daniela Prado.

Já os cães do grupo toy (miniatura), como shi-tzu e lhasa-apso são bons de alarme e grandes especialistas em saber agradar o tutor. “Esse grupo foi desenvolvido para ser irresistível, mas não é nada obediente. Eles usam sua inteligência para conseguirem tudo o que querem”, finaliza.

Potencial de algumas raças

Poodle. São hábeis e aprendem as tarefas muito rápido. Por isso é a raça mais utilizada em shows de cães amestrados.

Rottweiler. Tem personalidade forte, muita disposição para o trabalho, tem facilidade para aprender comandos. Precisa de um dono com tanta energia quanto ele.

Golden retriever. É hábil para compreender palavras e desenvolve uma comunicação muito forte com o tutor. Entende todo tipo de ordem verbal, como “cadê a bola?”, “traz o brinquedo”.

Labrador. Facilmente treinável e muito ativo, aprende brincadeiras com rapidez e entusiasmo. Convida para brincar, traz bolinhas e brinquedos.

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

E-book “Como Adestrar Um Filhote”, Nesse e-book, Luís Zuzzolo fala sobre os principais cuidados que devemos ter na hora de educar os filhotes de cães. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI

Torne-se um expert em Alimentação Natural para Cães. CLIQUE AQUI

Adquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI