Anuncie

(21) 98462-3212

Grupo Cataratas celebra Semana do Meio Ambiente com eventos no AquaRio, no BioParque do Rio e online

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, marca o lançamento da Década da Restauração de Ecossistemas, movimento global liderado pela ONU (Organização das Nações Unidas) que, ao longo dos próximos dez anos, visa o combate às mudanças climáticas e a poluição, e o salvamento de 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção, além de atender a agenda para o desenvolvimento sustentável.

O Grupo Cataratas, em sintonia com a data, promove diversas ações para engajar as pessoas a fazerem sua parte pelo bem do planeta e pelo resgate da biodiversidade. Por isso, convida a todos para a Semana do Meio Ambiente e ao cuidado com a natureza, através de uma programação para diversos públicos com atividades no AquaRio e no BioParque do Rio, além de vários eventos online gratuitos.

Serão oito dias de atividades, que terão início no sábado e ocorrerão até o sábado seguinte, 12 de junho. O evento conta com a doação de milhares de mudas nativas de Mata Atlântica e teatro infantil no BioParque do Rio, atividades educativas com a Sereia Coral e o Pirata Fernão Ermitão no AquaRio, lives com especialistas e até o lançamento de um minidocumentário sobre a onça-pintada no YouTube.

Ainda haverá ações de restauração por meio do plantio de mudas no Parque Quinta da Boa Vista, com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e a CEDAE. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma ação de limpeza e o replantio de mudas de mangue — com apoio do biólogo e ambientalista Mario Moscatelli e o Instituto Manguezais — marcarão a primeira edição do AGIR PARA CONSERVAR.

“A ideia é aproximar as pessoas que visitam nossos parques diariamente e convidá-las a trazer para o seu dia a dia pequenas ações para tornar a nossa relação com o planeta mais saudável, alertando-as para a necessidade de recuperar espécies de plantas e animais que correm sério risco de se perderem para sempre”, explica Talita Uzeda, gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.

A programação começa neste sábado com voluntários do Programa de Sócio anual do AquaRio, em parceria com o Instituto Manguezais, realizando uma importante ação de restauração do manguezal da Lagoa Rodrigo de Freitas, com a limpeza da área, seguida do plantio de mudas nativas de mangue. A ação acontecerá a partir das 8h.

No fim de semana de 5 e 6 de junho, quem for ao BioParque do Rio poderá ver o musical infantil com o grupo teatral Lekolé. Nas apresentações, as famílias que visitarem o parque passarão a entender mais sobre a campanha da ONU, bem como maneiras de levá-la para o dia a dia.

A partir do dia 7 de junho, os visitantes que forem ao BioParque do Rio ganharão mudas de espécies da Mata Atlântica. A ação faz parte do projeto “Plantando o Futuro”. No dia 08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, quem for ao AquaRio também terá a oportunidade de levar uma muda nativa para casa e participar da restauração de ecossistemas.

No dia 9 de junho, o Grupo Cataratas anunciará a parceria do Instituto Conhecer para Conservar com o INEA, unindo esforços para a conservação dos animais silvestres e da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. 

Entre os dias 9 e 11 de junho, às 10h, uma ação de restauração na prática! Voluntários do Programa de Sócio anual do BioParque do Rio plantarão 500 mudas de espécies da Mata Atlântica no Parque Quinta da Boa Vista. 

Atividades online também fazem parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pelo Grupo Cataratas. No dia 06 de junho a coluna semanal do fundador e presidente de honra do AquaRio Marcelo Szpilman vai virar a web série “Crônicas da Natureza”, interpretada pelo biólogo Rafael Franco (AquaRio), a produção tem como pauta a conservação das espécies, ecologia, sustentabilidade e a vida selvagem. Dia 10 de será lançado o minidocumentário “A Rainha da Mata Atlântica”, que conta a importância da onça-pintada, espécie símbolo da biodiversidade brasileira. Entre os dias 7 e 9 de junho, lives poderão ser vistas pelo público no canal do Grupo Cataratas no YouTube.

Veja abaixo a programação completa:

AQUARIO – (Praça Muhammad Ali – Gambôa – Porto Maravilha)

05/06, às 8h — Ação de restauração dos manguezais da Lagoa Rodrigo de Freitas: “Agir para Conservar”(atividade exclusiva aos integrantes do Programa Sócio anual do AquaRio);

07 a 12/6, sessões a partir das 10h— Contação de histórias com a Sereia Coral e o Pirata Fernão Ermitão (atividade gratuita para os visitantes);

08/06, a partir das 10h— Doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica aos visitantes: “Plantando o futuro”;


BIOPARQUE DO RIO (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão)


05 e 06/6, sessões a partir das 10h— Teatro Musical Infantil com o Grupo Lekolé: “Em busca de líderes da conservação” (atividade paga oferecida aos visitantes);

07 a 12/6, das 10h às 16h — Doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica aos visitantes: “Plantando o futuro”;

09 a 11/6, às 10h — Restauração florestal com o plantio de mudas no Parque Quinta da Boa Vista: “Agir para Conservar” (atividade exclusiva aos integrantes do Programa Sócio anual do BioParque do Rio);


PROGRAMAÇÃO ONLINE

06/6 — Lançamento da web série “Crônicas da Natureza”;

08/6, às 19h — Live “Uma esperança para os corais”, com os biólogos Patrícia Rocha (AquaRio), Matheus Félix (AquaRio) e Gustavo Duarte (UFRJ);

09/6, às 19h — Live “O fim da floresta vazia”, com os biólogos Milena Fenelon (BioParque do Rio), Claudio Maas (BioParque do Rio) e Marcelo Reinghnart (UFRJ);

10/6, às 19h — Live “A Rainha da Mata Atlântica” com os biólogos Milena Fenelon (BioParque do Rio), Claudio Maas (BioParque do Rio) e Eduardo Eizirik (PUCRS);

10/6 — Lançamento do minidocumentário “A Rainha da Mata Atlântica”.


ANÚNCIO DE PARCERIA

09/6, às 10h — Anúncio da parceria entre Instituto Conhecer para Conservar e o INEA para a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro, com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Thiago Pampolha, e o presidente do INEA, Philipe Campello.