Anuncie

(21) 98462-3212

E-mail

comercial@meusbichos.com.br

Livro apresenta 24 novas espécies de dinossauros que viveram no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Livro foi lançado na Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Foto: Reprodução

Depois de apresentar 23 espécies de dinossauros que habitaram o território brasileiro em um primeiro livro, o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, professor do IGc (Instituto de Geociências) da USP (Universidade de São Paulo), revela mais 24 espécies identificadas com a descoberta de novos fósseis em “Novos Dinos do Brasil”, ed. Petrópolis, R$ 60). O livro acaba de ser lançado na Bienal Virtual do Livro de São Paulo, que acontece até o próximo dia 13. Acompanhe pelo link: https://bienalvirtualsp.org.br/

“Não pense que estudar dinossauros é um trabalho simples, pois não é. Encontrar esqueletos, coletar um grande bloco, levá-lo ao laboratório, retirar cada osso da rocha e estudar um animal extinto estão entre os trabalhos mais complicados do mundo”, escreve o autor na apresentação do livro. Numa linguagem descontraída, ele explica o trabalho dos paleontólogos e a contribuição desses estudos para conhecer a nossa pré-história.

Na publicação, Anelli mostra a árvore genealógica dos dinossauros brasileiros, apontando onde viveram e qual a característica de cada um deles. São no total 47 espécies de dinossauros encontradas no País, sendo que em todo o mundo já foram identificadas 1,3 mil espécies. “Por 170 milhões de anos, eles nasceram, cresceram, fizeram cocô e xixi, construíram ninhos e morreram em todos os cantos do Brasil”, conta em outra passagem do livro. 

O livro descreve, por exemplo, o Pampadromeus, dino que habitou a cidade de Agudo, na região do Rio Grande do Sul, há 233 milhões de anos. Com 1,5 metro de altura e 15 quilos, foi o dinossauro mais rápido do seu tempo, atingindo cerca de 60 quilômetros por hora, o que garantia a fuga dos predadores e ajudava na alimentação.

Além do Pampadromeus, o livro apresenta mais seis espécies na região Sul. Também são descritos três tipos de dinos em cada um dos Estados da Paraíba, do Ceará, do Maranhão e de Minas. Um dino foi localizado no Paraná e mais cinco em São Paulo.

Anelli dedica-se há 25 anos ao estudo de animais marinhos pré-históricos encontrados na América do Sul, Antártida, África e nos Estados Unidos. Participou da organização de várias exposições como Dinos na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e A evolução dos dinossauros, no Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, onde montou o único esqueleto de Tyrannosaurus rex em exposição permanente na América do Sul. Ele também escreveu os livros O guia completo dos dinossauros do BrasilDinos do Brasil e ABCDinos, todos pela editora Peirópolis.

O livro “Novos Dinos do Brasil” pode ser obtido em papel ou no formato e-book nas livrarias virtuais, como a Amazon.

Fonte: Jornal da Usp