Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Onde fazer carinho em uma ave?

Calopsitas adoram um carinho no topete e chegam a fechar os olhinhos. Foto: Canva.com

Nem todas as aves necessitam – ou aceitam – contato físico de um humano. Portanto, antes de tentar acariciar um pássaro, devemos saber se a espécie costuma permitir esse tipo de interação – e onde elas podem ser tocadas.

Aves felizes, bem cuidadas e já acostumadas desde filhotes ao contato com humanos fora da gaiola podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa com a qual têm convívio, dar bicadinhas delicadas na mão e até mexer em seu cabelo – como se estivessem arrumando suas próprias penas ou de um companheiro – como sinal de afeto. Em especial, os psitacídeos (aves de bico curvado como papagaio, arara, calopsitas, agapórnis e periquitos, entre outras), na sua maioria, se apegam mais aos seus tutores e são mais interativas e receptivas ao toque.

Onde NÃO tocar na sua ave de estimação

Cada ave possui um temperamento diferente e gosta de receber carinho em diferentes partes do corpo. Na maioria dos casos, aceitam bem afagos na cabeça e no bico, pois são regiões que não conseguem alcançar. Mas, atenção: há determinados locais que o toque NÃO DEVE ser feito.

A anatomia das aves é bem diferente da dos mamíferos. Os pássaros não possuem genitália externa, então eles expressam seu desejo por reprodução “tocando” uns nos outros em locais específicos: cauda, costas e sob as asas. Portanto, leve essas informações em consideração antes de afagar seu pet de penas, para o animal não associá-lo como seu parceiro sexual em um ritual de acasalamento. Reforçando: você é humano e não da mesma espécie que ele; o pássaro não vai se reproduzir, então não é nada saudável simular tal comportamento de excitar a ave.

Acariciar a cauda, costas e sob as asas pode estimular diversos problemas de comportamento: levar a ave a ser agressiva com você e outros membros da família, tornar-se possessiva, arrancar as próprias penas, jogar ovos fora, gritos ou até mesmo gerar uma frustração que pode resultar em um problema comportamental bem difícil de resolver.

Arte: Canva.com

Como fazer carinho de forma correta

O carinho na ave pode ser feito principalmente na cabeça (incluindo o topete, no caso das calopsitas) e no pescoço. Passe o dedo no sentido contrário ao das penas, em um movimento de trás para frente, com muito cuidado e delicadeza. Você também pode tocar ou acariciar o bico do pássaro suavemente. Uma coçadinha abaixo do bico também costuma ser apreciada. Lembrete: não desça além do pescoço!

Mude o toque gradualmente para as laterais da cabeça da ave. Você pode tentar afagar a pele logo atrás do bico e nas laterais da cabeça se o animal parecer relaxado e confortável. As aves também costumam gostar de carinho ao redor das orelhas, mas tome cuidado com a área ao redor dos olhos.

Alguns pássaros, como os papagaios, permitem um carinho nas patas. No entanto, cuidado. Só toque nelas se houver total confiança, para não ter o risco de você levar uma bicada nada amigável. Caso seu pássaro aceite tal carinho, você pode aproveitar para lixar suas unhas.

Por fim, seja paciente e sempre trate sua ave com muita delicadeza. A maioria das aves precisa de um tempo para se acostumar com a interação humana. Às vezes, esse processo leva meses ou até anos. Geralmente, essa interação torna-se fácil quando a ave é habituada ao toque desde bem filhote.

É primordial respeitar o espaço da ave, não forçá-la a nada com o qual não se sinta confortável e sempre observar seu comportamento. Quando você ganhar a confiança de sua pet de penas, você terá uma companheira e tanto.

Por MB.