Anuncie

(21) 98462-3212

Adestramento do filhote: lições de socialização e comandos ‘vem’ e ‘senta’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O período mais importante para socializar o filhote termina por volta das 18 semanas.
Foto: Pixabay

Para que seu cãozinho cresça bem ajustado e sociável, ele vai precisar de socialização e pelo menos do treinamento básico de obediência. Isso não ocorre naturalmente e, além do mais, alguns cães aprendem mais depressa que outros. O treinamento pode ser divertido para o tutor e o animal, mas não faça lições longas e intensas – é melhor torná-las parte de sua vida cotidiana e ele logo entenderá que você quer que ele se comporte.

O período mais importante para socializar o filhote (quando ele está mais curioso e disposto a explorar) termina por volta das 18 semanas, variando conforme a raça e a personalidade. É importante proporcionar ao cão o maior número de experiências antes que ele atinja essa idade.

Proporcione a experiência dos sentidos

Você deve tentar familiarizar seu filhote com o maior número possível das seguintes experiências:

Pessoas diferentes. crianças, adultos, homens, mulheres, pessoas usando chapéus, com barba, com óculos, em cadeira de rodas.

Obras na rua e construções. ruídos, odores, obstáculos que alteram a rotina.

Feiras-livres. multidões, odores estranhos.

Elevadores. espaços fechados, sons e sensações estranhas.

Superfícies diferentes. como piso laminado, escada de incêndio metálica, degraus com vários vãos.

Ruídos altos. trovão, fogos de artifício, estouros de escapamentos, portas batendo (existem vídeos no Youtube com ruídos fortes para treino de socialização de cães).

Clínica veterinária. superar o medo.

Ruídos domésticos. aspirador de pó, secador de cabelos, campainha, liquidificador.

Pontes e túneis. alturas, escuridão, trens, carros, água.

CHAMANDO O CÃO ATÉ VOCÊ

Este é o comando mais fácil de ensinar a um cão. Para começar, divida a refeição em 10 partes iguais e, ao longo do dia, chame-o para o pote de comida usando o seu nome e o comando “vem”. Quando ele responder com consistência, prossiga com os passos a seguir. Nunca chame seu cão até você para o adestramento. Sempre vá até ele.

1- Em um local calmo, ponha uma guia de adestramento no cão. Dê uns passos para trás e, com um petisco visível na maõ, diga o nome do cão para chamar a atenção. Quando ele começar a se aproximar, diga o comando “vem”.

2. Abaixe-se quando o cão estiver se aproximando e mostre-lhe o petisco. Dê estímulos com palavras positivas, ex: “vem”, muito bem”.

3. Quando ele chegar até você, ajoelhe-se para para ficar mais próximo Faça elogios com palavras e afagos e lhe dê o petisco como recompensa. Para mantê-lo interessado, varie o local de adestramento.

COMANDO PARA SENTAR

Após adestrar seu cão para vir até você, passe para o comando “senta”. Leva apenas alguns dias para praticamente todo cão aprender. Ponha uma guia nele para garantir que você tenha controle o tempo todo.

  1. De frente para o cão, afaste-se com a guia na mão esquerda e um petisco na direita. Ao dar o comando para ele vir até você, mostre-lhe o petisco. Fique calmo e não agite o cão durante o exercício.
  2. Quando o cão chegar, levante lentamente o petisco acima da cabeça dele. O cão naturalmente sentará, para não perder a comida de vista. Quando ele começar a dobrar as patas traseiras, diga o comando “senta”.

3. Reforce o comando “senta” estando na frente e, depois, ao lado do cão. De início, recompense a cada vez com elogios e petiscos. Gradualmente, reduza os petiscos até que as palavras sejam suficientes.

Recusando-se a sentar

Se o cão não sentar por causa do petisco, segure a coleira com uma das mãos e, ao dizer “senta”, faça pressão nos quartos traseiros com a outra. Cuidado para não empurrar a coluna com força. Pressione delicadamente a região lombar. Faça elogios quando ele sentar. Se ele se deitar em submissão, estimule-o com um brinquedo e tente mais tarde.

Siga as Dicas da Nanny no Instagram:

@nanny_puppy

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

Curso online Be-á-Bá do Banho e Tosa. Você vai aprender diversos tipos de banhos, secagens, tosas higiênicas , tosas completas e receber mais dois bônus. CLIQUE AQUI

Curso Auxiliar Profissional de Veterinário. Voltado para pessoas que amam animais, desejam se tornar Profissionais na Área e proporcionar uma vida melhor ao animal. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI

Torne-se um expert em Alimentação Natural para Cães. CLIQUE AQUI

Adquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI