Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Quando o filhote erra o local do “banheiro”

Por mais vigilante que seja o tutor, alguns incidentes são inevitáveis. Foto: Cedric Clooth

Às vezes nós temos urgência em ir ao banheiro. E os filhotes de cães têm de ir com frequência. Em poucos dias você vai ter uma ideia clara de quando o amiguinho de quatro patas precisa fazer as necessidades. Geralmente é ao acordar de um cochilo ou depois de uma refeição (é só questão de minutos), e muitas vezes depois de um período de brincadeiras, ou de um surto de entusiasmo, como conhecer pessoas novas.

Por mais atento que seja o tutor, haverá alguns incidentes inevitáveis. Mas fique calmo e de modo algum castigue o filhote. Veja as dicas:

– Observe o filhote para poder reconhecer os sinais que ele precisa “ir ao banheiro”. Podem incluir cheirar o chão, andar em círculos, correr com o nariz próximo ao chão, agachar-se, ganir ou saltar em seu colo ou pular em você. Assim que você achar que ele quer fazer as necessidades, leve-o para fora. Se possível, não o carregue e deixe que ele caminhe até lá.

– Escolha palavras curtas para incentivá-lo a ir para fora fazer as necessidades, como “vamos lá”. O cão logo associará as palavras às suas necessidades.

-Elogie-o quando ele acertar o local do “banheiro”, recompense-o com um petisco, diga “bom menino”, “muito bem”.

– Se você o flagrar no meio “do serviço” em local proibido, dentro de casa, simplesmente diga seu nome e abra a porta para que ele saia. Diga a palavra “fora” em tom firme, mas sem assustá-lo. Não adianta pôr o focinho dele na sujeira. Se você gritar ou bater no animal, ele simplesmente aprenderá a ter medo de você e a ansiedade vai acabar piorando as coisas.

– Limpe a sujeira rapidamente usando um eliminador de odores. Deixe-o em outro cômodo enquanto limpa. Ah, e evite deixar o filhote em áreas com carpete.


Siga as Dicas da Nanny no Instagram:

@nanny_puppy