Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Aprenda a limpar as orelhas do seu gato de estimação

É fundamental examinar as orelhas do seu gato de estimação uma vez por semana. Fotos: Canvas

Os gatos são conhecidos por exigirem poucos cuidados de higiene de seus tutores, pois limpam-se sozinhos, mantendo os pelos em ótimas condições. No entanto, em relação às orelhas, é muito difícil eles fazerem essa limpeza sozinhos, por isso é importante saber como proceder nessa tarefa.

Antes de tudo, é fundamental examinar as orelhas do seu gato de estimação uma vez por semana para ver se elas estão limpas e saudáveis. Essa revisão periódica vai garantir que o pet fique livre de ácaros, fungos, infecções, além do excesso de cerume nos ouvidos.

Para essa observação, pegue o animal e o coloque sobre uma mesa ou outro local alto, onde possa fazer a inspeção confortavelmente. O local deve ser bem iluminado e sem barulho. Mas, se achar que colocá-lo em seu colo funciona melhor, faça desse jeito portanto. Antes e durante essa revisão, faça carinho no bichano e converse com ele em tom amável para mantê-lo relaxado. Eles adoram um cafuné e, assim, se sentirão mais tranquilos.

Primeiro verifique as orelhas: a parte externa deve estar coberta de pelos, sem descamação e sem arranhões, crostas ou feridas. Observe se há parasitas externos. A parte interna da orelha deve ser rosa claro e também deve estar livre de ácaros, parasitas, crostas, feridas e afins.

Para limpar a parte externa, use um chumaço de algodão, gaze ou toalha umedecidos em água morna e passe suavemente na parte peluda da orelha, de forma que remova qualquer sujeira ali presente. Após feito o procedimento, use um pano limpo e seque bem a orelha do pet para a próxima etapa.

Se achar que colocar o gato em seu colo funciona melhor, faça desse jeito portanto

Limpe a parte interna com cuidado

Limpe o interior da orelha passando levemente um chumaço de algodão, gaze ou toalha umedecidos em água morna. Esteja atento ao processo e em hipótese alguma deixe entrar água no ouvido do animal. A umidade no ouvido de um gato contribui para o surgimento de infecções. Também nunca use álcool, algum tipo de óleo ou cotonetes para fazer a higiene. Se você quiser, pode substituir a água por uma solução específica para limpeza de ouvidos de gatos, à venda nas pet shops (peça indicação ao veterinário sobre qual produto usar).

Enrole o algodão ou a gaze no dedo e, com muita delicadeza, introduza no conduto do ouvido para remover o excesso de cera. Somente isso, tudo de forma bem leve e superficial. Não enfie o dedo no ouvido do animal, pois isso pode causar dor e até piorar alguma infecção presente.

Por fim, passe um algodão seco ou gaze por toda área interna.

Como você viu, limpar as orelhas de um gato não é um processo complicado. Mas é preciso muita delicadeza. Caso não se sinta seguro em fazer o procedimento, principalmente se as orelhas estiverem muito sujas, com crostas ou secreção, ou no caso de o animal não deixar fazer a higiene, peça ajuda a um profissional. E se notar sinais de problemas, como mau cheiro, secreção grossa e escura, feridas, sangramento, vermelhidão ou coceira, leve o pet ao veterinário para que ele verifique o estado de saúde do animal e inicie o tratamento correto.

Finalmente, recompense o animal com um prêmio pela sua paciência.

Por MB.