Anuncie

(21) 98462-3212

Aprenda a prevenir a coriza nas suas aves de estimação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Gaiolas em locais úmidos e alterações bruscas de temperatura estão entre as causas da coriza. Fotos: Pixabay

As mudanças climáticas também podem causar coriza nas aves. No entanto, se forem bem tratadas, este problema pode ser evitado. Alterações bruscas de temperatura, gaiolas em locais úmidos, deficiência na alimentação e falta de vitamina C são as maiores causas da coriza.

“É fácil identificar que algo não vai bem com a saúde do pássaro. Ele perde sua vivacidade, fica muito quieto, para de cantar, os olhos perdem o brilho e também pode ocorrer magreza excessiva”, enumera o veterinário Alberto de Campos Nazaret.

Segundo o especialista, as aves que demonstram sinais de coriza devem ser separadas das demais e mantidas em quarentena (período de isolamento). “A coriza tem rápida disseminação e as aves atacadas têm suas vias respiratórias comprometidas e ficam muito sensíveis, precisando de cuidados em tempo integral”, explica o veterinário.

Quando tratada em tempo, a coriza não apresenta gravidade alguma. A ave deve ser medicada imediatamente quando aparecerem os primeiros sintomas e sob orientação de um profissional especializado. “As narinas devem ser limpas com cotonete embebido em solução prescrita pelo veterinário. Devem ser administrados antibióticos na água, suplemento de vitaminas e a alimentação deve ser reforçada”, orienta.

As aves mais velhas e as muito jovens são as mais vulneráveis à coriza. As gaiolas devem ser instaladas em local arejado e seguro, para evitar as correntes de ar e alterações bruscas de temperatura. A limpeza geral do ambiente também é importante para mantê-las saudáveis e deve ser periódica.

As aves mais velhas e as muito jovens são as mais vulneráveis à coriza

“Minhas aves não adoecem porque cuida da higiene das gaiolas diariamente e faço a limpeza geral do ambiente quinzenalmente. Prevenir é o melhor”, dá o exemplo o criador Luciano Rodrigues de Souza.

Higiene é fundamental

SINAIS. Corrimento nasal, tosse, respiração difícil, mucosa congestionada, falta de vivacidade e magreza excessiva indicam a coriza nas aves.

GAIOLA. Deve ser instalada em um local protegido de correntes de ar e do excesso de calor. Convém cobri-la nos dias de temperatura mais baixa.

LIMPEZA. A higiene das gaiolas e dos acessórios é um fator essencial para evitar doenças. O papel de fundo das gaiolas deve ser trocado diariamente, os acessórios (comedouro e bebedouro) devem ser lavados com água e sabão. É importante lavar bem as mãos após o manejo das gaiolas.