Anuncie

(21) 98462-3212

Assista ao movimento de um bebê de baleia beluga no útero da mãe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A beluga ou baleia branca é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos. Foto: Pixabay

A unidade do parque marinho SeaWorld no Texas, nos Estados Unidos, anunciou que uma de suas baleias beluga está esperando um filhote ao compartilhar um ultrassom “incrivelmente claro” do feto.

A filmagem foi publicada no Facebook na última segunda-feira pelo SeaWorld San Antonio, mostrando a cabeça, os olhos e a parte superior do corpo do bebê beluga em gestação ainda no útero. O mãe foi identificada como Luna, uma baleia beluga de 20 anos que deu à luz um filhote pela última vez em agosto de 2016.

Funcionários do parque disseram que conseguiram obter a ultrassonografia graças ao treinamento de manejo, no qual os animais são ensinados a ficar parados para que possam ser examinados por veterinários.

“A equipe de zoológico SeaWorld emprega o treinamento de criação com animais como um elemento chave dos nossos esforços de conservação e cuidados de classe mundial. Através deste treinamento especializado, as baleias beluga são ensinadas a descansar confortavelmente e ficar quietas para que possam ser examinadas pelos nossos veterinários. Isto permitiu recentemente à nossa equipa veterinária ver um ultrassom incrivelmente claro de um feto de baleia beluga no útero! Estamos muito entusiasmados por partilhar esta notícia e iremos prestar cuidados duradouros à mãe Luna, na expectativa de receber esta nova cria beluga na família SeaWorld”, informou o SeaWorld, em comunicado.

Baleia beluga

A baleia beluga (Delphinapterus leucas) ou baleia branca, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos, subordem Odontoceti – composta pelas baleias com dentes.

As belugas são encontradas somente no Hemisfério Norte – nas águas do Ártico e Sub-Ártico. Existem populações distintas ao largo da costa do Canadá, Alasca, Rússia, Noruega e Groelândia. Ocasionalmente, as belugas podem viajar bem mais para o Sul, tendo sido avistadas belugas solitárias no estuário de Long Island, NY e perto e perto de Cape Cod, Massachusetts, EUA.

O comprimento médio para uma beluga macho adulta é 3,7 m a 4,6 m, pesando entre 725 kga 1.134 kg. As fêmeas têm em média 3,4 m a 4 m de comprimento e pesam entre 499 kg e 907 kg.

As belugas, designadas “canários do mar” pelos baleeiros, são possivelmente os cetáceos mais vocais de todos, produzindo uma grande variedade de sons. Já o ciclo reprodutivo é sazonal, apesar de haver alguma variabilidade entre regiões. A maioria dos acasalamentos ocorre entre abril e maio, apesar de que, em algumas regiões, pode começar em fevereiro e estender-se até junho. Na natureza, a gestação dura entre 14 meses a 14 meses e meio na maioria das áreas. Estudos de belugas em zoos e aquários, onde os pesquisadores acompanham o feto desde a fecundação ao nascimento, mostram que o período de gestação dura cerca de 15 a 16 meses.

A maioria das crias de beluga permanece dependente do leite materno até os 2 anos de idade.

Confira o vídeo do SeaWorld San Antonio: