Origem: França. A raça surgiu no fim do século 16 e seu nome vem da palavra francesa “bas”, que significa “baixo”. Na segunda metade do século 19, o Basset foi introduzido na Grã-Bretanha.
Tamanho: Macho e fêmea de 33 cm a 38 cm.
Peso: Cerca de 20 kg
Características: Esse sabujo francês descende de uma antiga raça francesa, atualmente extinta, o basset de Artois. Baixo, mas corpulento e exímio farejador, era usado para caçar em matilhas. A aparência tem uma função: as orelhas longas varrem a terra, levantando o cheiro em uma trilha e as pernas oblíquas dão estabilidade. Já os olhos são de cor escura, podendo ser castanhos e com pálpebras pesadas. A conjuntiva, em tom rosa da pálpebra inferior, é aparente.
Temperamento. É meio, afetuoso e muito gentil com as crianças. Teimoso, é preciso ser criado com autoridade, mas é um companheiro muito doce. É esperto e sociável. É um cão que precisa de muito exercício e adora caminhadas no campo, onde pode vasculhar os arbustos e as matas. Se for mantido como cão sedentário, vivendo em casa, tende a se tornar obeso e, como consequência, desenvolver artrite.
Pelagem: curta e lisa, é espessa e geralmente branca e fulva, mas todas as cores admitidas para os sabujos são aceitas.
Vocalização: O Basset tem um latido profundo que lembra o barulho de um sino. O som de uma matilha é uma experiência emocionante e memorável.
Standart FCI 163/grupo 6.