Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Camarão-louva-a-deus-palhaço: cores exuberantes e ‘boxeador’ imbatível

Espécie de crustáceo estomatópode desfere um dos mais rápidos e violentos ataques do reino animal.
Fotos: Canva.com

A coloração espetacular é uma atração à parte no camarão-louva-a-deus-palhaço (Odontodactylus scyllarus), também conhecido como camarão mantis, tamarutaca, lacraia-do-mar e lagosta-boxeadora. Tão chamativa quanto seu comportamento “marrento” e golpes poderosos em suas presas.

Esta espécie de crustáceo estomatópode atinge até 18 cm, mas é conhecido por desferir um dos mais rápidos e violentos ataques do reino animal. Seu soco chega a 80 km por hora, com aceleração similar a uma arma calibre .22. Uma força esmagadora, capaz até de quebrar a carapaça de um caranguejo!

Comumente encontrado nos oceanos Pacífico e Índico, o camarão-louva-a-deus-palhaço pertence à ordem Stomatopoda. As mais de 400 espécies dessa categoria morfológica são conhecidas por sua segunda pata torácica, um membro extremamente forte e desenvolvido que consegue destruir presas com facilidade.

Animal pode atingir até 18 cm de comprimento e pesar entre 12 e 90 gramas

FICHA TÉCNICA E CURIOSIDADES:

Reino: Animalia
Filo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Subclasse: Hoplocarida
Ordem: Stomatopoda
Família: Odontodactylidae
Gênero: Odontodactylus
Espécie: O. scyllarus

Nome científico: Odontodactylus scyllarus

Habitat: Águas tropicais e subtropicais no Indo-Pacífico, entre Guam e a África Oriental.

Características: Pode atingir até 18 cm de comprimento e pesar entre 12 e 90 gramas. Possui coloração predominante verde e seus apêndices são alaranjados com presença de manchas na carapaça anterior. Apresenta o segundo par de apêndices, que é usado na captura de presas, bem maiores, semelhante ao louva-a-deus.

Comportamento: Tem hábito solitário e territorialista. Passam a maior parte do tempo escondidos em rochas ou enterrados no substrato, próximos a base dos recifes de coral, a cerca de 40 metros de profundidade.

Alimentação: Peixes, caranguejos e camarões.

Reprodução: A fêmea carrega os ovos fertilizados sob seu corpo por cinco a seis semanas. Após a eclosão, os filhotes começam a caçar presas como os adultos. Os filhotes demoram aproximadamente 50 a 70 dias para atingir a fase adulta e estarem prontos para reproduzir.

Territorialista, ele passa a maior parte do tempo escondido em rochas ou enterrado no substrato

Curiosidades: ‘Boxeador’ dos mares por excelência, seu soco chega a 80 km por hora, aceleração semelhante a de uma arma calibre .22, com uma força de mais de 150 kilogramas-força – sendo capaz de quebrar o vidro de um aquário.

Os olhos do camarão-louva-a-deus-palhaço estão localizados em longas hastes, podendo se mover independentemente. A sua visão é trinocular, ou seja, eles são capazes de medir a profundidade e a distância por conta própria, focalizando objetos em três regiões distintas. Também são capazes de enxergar um tipo especial de luz em espiral, também conhecida por luz circularmente polarizada, e podem enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho. Seus olhos possuem de 12 a 16 fotorreceptores de cores diferentes e, com isso, podem analisar mais cores do que os seres humanos.

Suas cores cintilantes ajudam a afastar seus predadores (geralmente espécies de atuns do gênero Thunnus, algumas espécies de peixes maiores e até mesmo o ser humano).

* Com informações do Instituto de Biologia Marinha Bióicos