Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Cane corso: gigante guerreiro e um cão de guarda por instinto

Raça é originária da Itália e caracteriza-se pelo tamanho e força. Fotos: Canva.com

Cão de guarda por excelência, o cane corso caracteriza-se pelo seu grande tamanho e pela sua figura corpulenta, robusta e elegante, que reforçam uma personalidade ousada e protetora ao mesmo tempo. Uma combinação perfeita, que o faz parecer muito autoconfiante.

Originário da Sicília e do sul da Itália, o cane corso seria, segundo especialistas em cinofilia, um dos descendentes mais antigos dos molossos da Roma antiga. Os famosos Canes pugnacis, combatentes ferozes das arenas, teriam por descendentes duas raças, uma robusta e forte, o mastim napolitano, a outra mais leve e rápida, o cane corso.

De cão de caça a cão de guarda

A velocidade desse animal, aliada à sua agilidade, era utilizada na Idade Média para a caça ao javali. Forte, rápido, corajoso, o cane corso era um auxiliar de caça extraordinário. Foi mencionado pela primeira vez em 1591 por Erasme di Valvasone (poeta e tradutor italiano). O declínio do seu uso em caça provocou a reconversão da raça em cão de pastoreio, que conduzia e protegia dos rebanhos. Revelou-se um excelente cão de guarda, o que não impediu, infelizmente, que quase desaparecesse.

Foi apenas no final dos anos 1970, que quatro admiradores da raça se uniram para tirá-la do ostracismo no qual se encontrava. Eles percorreram o sul da Itália, decididos a buscar espécimes para reconstruir a raça. Até que, 1988, exposições de raças caninas em Milão, Florença e Bari apresentaram o molosso italiano ao grande público. Em janeiro de 1994, a Itália reconheceu o cane corso oficialmente. Anos depois, em 1997, a raça passou a integrar a lista oficial da Federação Cinológica Internacional.

O cane corso herdou dos seus ancestrais uma personalidade bastante forte

Personalidade de um cane corso

Uma de suas características marcantes é o imenso apego ao tutor. O cane corso herdou dos seus ancestrais uma personalidade bastante forte, assim como uma desconfiança natural que conserva até hoje.

Os estranhos que invadem seu território devem tomar cuidado, pois pode ser vingativo. Apesar disso, a maior parte do tempo, espera sabiamente atrás do tutor, pronto para defendê-lo e atacar, se necessário. Muito leal e protetor com relação à família, especialmente com as crianças, é um cão de guarda com grande facilidade de adaptação. Pode se revelar um maravilhoso cão de companhia, desde que o tutor saiba canalizar sua energia excepcional.

Uma casa ampla, com um grande jardim ou área externa, é indispensável para esse atleta canino, que é um cão rústico, robusto, magro, com os músculos fortes e longos.

Os bebês cane corso crescem rapidamente e são cheios de energia

Tamanho: macho de 64 cm a 68 cm e fêmea de 60 cm a 64 cm.

Peso: macho de 44 kg a 50 kg e fêmea de 40 kg a 45 kg.

Standard FCI 343/grupo 2.

MB com informações da ‘Larousse dos Cães’ (ed. Larousse).