Anuncie

(21) 98462-3212

Cientistas provam que os gatos são instintivamente atraídos por caixas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A atração dos gatos por caixas ´é tão conhecida, que os cientistas resolveram estudar mais a fundo esse comportamento.
Foto: Unsplash

A internet está cheia de vídeos hilariantes de gatos se contorcendo para caber em todos os tipos de caixas. Gatos de todos os tamanhos adoram caixas de todos os tamanhos e os resultados são simplesmente incríveis. Os memes também. Esse amor pelas caixas é tão conhecido, que os cientistas decidiram determinar se os gatos foram feitos para amar essa forma geométrica específica em favor de outras.

Afinal, o que leva os felinos domésticos a terem esse hábito?

Serão saudades do tempo em que dormiam em ninhada? Estarão se escondendo (mesmo que de rabo de fora), por receio de alguma coisa ou de uma determinada pessoa? Poderão ser resquícios do instinto de predador, parte de uma estratégia de caça (nem que seja de uma mosca)? Ou eles querem apenas tentar passar despercebidos para serem deixados em paz?

Se for a última hipótese, os bichanos obtêm exatamente o resultado contrário. Haverá poucas coisas tão atrativas para uma pessoa que vive com um gato do que espreitá-lo, fotografá-lo ou filmá-lo espremido em uma pequena caixa do tamanho de um tupperware.

Não admira, por isso, que um novo estudo sobre este comportamento tenha se tornado viral ao ser publicado na revista “Applied Animal Behaviour Science”. “Não posso acreditar na atenção que este artigo está ganhando”, admitiu, à revista “The Atlantic”, a bióloga Gabriella E. Smith, que liderou a pesquisa no Hunter College, da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Especialista em comportamento animal, Gabriella E. Smith decidiu testar a ideia de que os gatos são atraídos por uma caixa mesmo sem abas verdadeiras. Usando a ilusão do quadrado de Kanizsa – uma ilusão de ótica em que quatro desenhos de Pac-Man, estrategicamente colocados, evocam a percepção de um quadrado que não existe –, os pesquisadores quiseram descobrir se os gatos domésticos iriam instintivamente “atacar” essas caixas falsas.

A experiência envolveu 500 gatos de estimação e destes apenas 30 cumpriram todos os testes. A maioria não mostrou qualquer interesse por nenhuma das formas, reais ou ilusórias, e apenas nove selecionaram pelo menos um estímulo, sentando-se dentro dos contornos (ilusórios ou não), durante pelo menos três segundos.

O estudo revelou que os gatos selecionaram a ilusão de ótica com a mesma frequência que o quadrado real, indicando que os gatos domésticos podem tratar os contornos subjetivos de Kanizsa da mesma forma que tratam os reais. Já havia evidência científica anterior de que os gatos cobiçam formas achatadas com perímetros óbvios. Esta experiência, embora envolvendo poucos animais, é mais um passo importante nesse sentido.

Confira no clipe abaixo:

Gato em uma caixa

Qualquer pessoa que viva com um gato já percebeu sua atração por caixas, jornais e até por folhas de papel A4. Essa mania deve, portanto, ser entendida como gente por perto, dizem os especialistas. O fato de os humanos lhes darem atenção sempre que os encontram nesses esconderijos nada discretos pode levá-los a adotar o comportamento. Pense nisso na próxima vez que ver o rabo de um gato saindo de uma caixa de papelão.

Fonte: BGR.com

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Curso de Alimentação Natural para o Pet 100% online. O curso “Alimentação Natural Precisa para Pets” oferece as orientações para produção de comida saudável e natural para todas as fases da vida dos cães e gatos. CLIQUE AQUI

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

E-book “Como Adestrar Um Filhote”, Nesse e-book, Luís Zuzzolo fala sobre os principais cuidados que devemos ter na hora de educar os filhotes de cães. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI