Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Coala: fatos curiosos sobre esse mamífero marsupial da Austrália

O coala tem aparência fofa e um olhar terno, de derreter corações. Fotos: Canva.com

O coala (Phascolarctos cinereus) é um mamífero marsupial herbívoro nativo da Austrália. É um animal de aparência robusta, com cabeça grande e cauda vestigial ou inexistente. Seu comprimento corporal é de 60 cm a 85 cm e pesa de 4 kg a 15 kg, o que o torna um dos maiores marsupiais arbóreos. E o que falar daquele olhar terno, de derreter qualquer coração?

Único representante da família Phascolarctidae, seus parentes mais próximos são os vombates, que pertencem à família Vombatidae. O que os difere é que o coala tem pelagem mais grossa e abundante, orelhas maiores e pernas mais longas, para poder subir e se segurar em árvores.

Confira a seguir alguns fatos curiosos sobre o coala, que, junto com o canguru, é um dos animais mais representativos da Austrália – e é considerado um dos mais fofos do planeta.

Esses adoráveis mamíferos marsupiais herbívoros arbóreos alimentam-se de folhas de eucalipto

Origem do nome

A palavra “coala” foi criada pelos aborígenes australianos locais e seu significado é “aquele que não bebe”. Mas, não é que os coalas não bebam água e não precisem dela para viver. O que acontece é que eles obtêm água de forma diferente, como na alimentação (saiba mais no final deste artigo!).

Primeira refeição

Nas primeiras semanas de vida, eles comem um mingau preparado com eucalipto. O incrível é que é feito com as fezes da mãe.

Dieta tóxica

Os coalas alimentam-se de folhas de eucalipto. Suas folhas possuem altos níveis de toxinas, tornando-as venenosas para outros animais. Devido ao seu metabolismo lento, seu sistema se adapta ao veneno. O coala pode comer até 1 kg de eucalipto por dia e costuma guardar uma quantidade na boca para depois de uma soneca.

Garras ou patas?

Esses marsupiais possuem cinco dedos e dois dos membros direitos estão fundidos. Esse tipo de sistema ósseo permite que subam melhor em árvores e se alimentem. Aliás, é nas árvores de eucalipto que os coalas passam quase todo seu tempo, seja comendo ou dormindo.

Nas árvores de eucalipto os coalas passam quase todo seu tempo, seja comendo ou dormindo

É o animal que mais dorme

O coala passa até 22 horas por dia dormindo! O restante é comendo e fazendo a higiene. Que vida difícil, não é mesmo?

Pelos nem tão macios

Os seus pelos não são tão macios, ao contrário do que muitos pensam, ao observá-los de longe. Na verdade, sua pelagem é grossa e dura, o que os protege do frio e do calor, além de mantê-los secos em dias de chuva. Curiosamente, o pelo do coala é o mais grosso de todos os marsupiais.

Os filhotes nascem pesando um grama e são totalmente desmamados por volta de um ano

Bebês coalas

Os bebês coalas nascem pesando aproximadamente 1 grama. Eles não têm orelhas, pelos e não enxergam. Os filhotes completam seu desenvolvimento na bolsa materna pelos próximos seis a sete meses de vida, alimentando-se e dormindo na bolsa da mãe. Eles são totalmente desmamados por volta de um ano.

Tempo de vida

Pode viver até 18 anos em seu habitat natural. Atualmente existem cerca de 100 mil coalas australianos. A espécie está listada como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Esses marsupiais estão ameaçados e mais vulneráveis ​​devido aos efeitos das alterações climáticas. Além das secas e incêndios na Austrália que dizimaram o seu habitat.

Impressão digital

É possível que a impressão digital de um coala e a dos humanos possam ser confundidas, pois são muito semelhantes. Vale destacar que outros animais, como chimpanzés e gorilas, também possuem impressões digitais semelhantes às dos humanos.

O canguru, por sua vez, não possui impressões digitais, apesar de também ser um marsupial como o coala. Segundo estudos científicos, o coala pode ter evoluído dessa forma para conseguir se agarrar melhor às árvores e obter o alimento necessário para sua sobrevivência.

Mas eles bebem água?

Sim, mas não com frequência, pois 90% da sua hidratação vem das folhas de eucalipto que consome. Eles também podem obter água lambendo troncos de árvores.