Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como a língua dos gatos funciona para a autolimpeza dos bichanos

As papilas filiformes não têm forma de cone oco, como se acreditava, mas de uma colher. Fotos: Canva

Além de dormir, se tem uma coisa que os gatos gostam muito é de cuidar da autolimpeza. Com grandes lambidas de sua língua áspera, o felino se lava várias vezes ao dia para manter a aparência impecável.

Fileiras de escamas (papilas) existentes na língua do gato constituem um pente eficiente para alinhar os pelos. Os bichanos, no entanto, não a utilizam somente com o intuito de se limpar, mas também para estimular a circulação e regular a temperatura corporal.

Características da língua dos gatos

Pesquisadores do Georgia Institute of Technology em Atlanta, nos Estados Unidos, os bioengenheiros Alexis Noel e David Hu analisaram seis espécies de felinos – variando de animais domésticos a selvagens, como linces e leões. Eles concluíram que as papilas filiformes não eram em forma de cone oco, como se acreditava, mas de uma colher.

Usando um scanner micro-CT, os pesquisadores descobriram que as papilas na língua de um gato são curvadas e com a ponta oca, tal como uma colher, inclinando-se simetricamente para trás em direção à garganta. A forma curva da papila permite que ela absorva água no contato, usando a tensão superficial – o que um cone oco não faria.

Cada papila pode conter uma fração de uma gota de água, mais precisamente 4,1 microlitros. Ao longo de um dia, um gato doméstico transfere em média 50 mililitros para seu pelo, cerca de um quinto de um copo de água.

Os cientistas também usaram câmeras de alta velocidade e conseguiram perceber que as papilas giravam se a língua do gato encontrasse nós ou sujeira.

As lambidas também ajudam o gato a regular a temperatura corporal

Grooming felino

A principal função das lambidas é remover o máximo de sujeira possível da pelagem dos gatos, ao mesmo tempo em que desembaraça o pelo. Além disso, as lambidas ajudam a pelagem a ficar macia e funcionam de forma mais eficaz como isolante térmico. Quando penteados, estimulam as glândulas da pele, o que é essencial para a impermeabilização dos fios.

Os gatos também fazem isso para regular a temperatura do corpo. Deve-se notar que, ao contrário dos humanos, os felinos possuem apenas glândulas sudoríparas nas almofadas das patas. Portanto, a maneira como eles suam é evaporando a saliva depositada na pele quando eles lambem.

Veterinários alertam para o aumento de animais de companhia que sofrem de estresse. Os gatos são animais de hábitos e a menor mudança em sua rotina pode perturbá-los. O fato é que a autolimpeza também os ajuda a se acalmar.

Por fim, se em algum momento você perceber que seu gato se limpa de forma compulsiva, chegando a irritar a pele ou causar queda de pelos, leve o pet ao veterinário, pois pode se tratar de uma alergia ou uma infestação de parasitas.

Com informações da PNAS.