Como os gatos veem o mundo ao seu redor? Será que eles enxergam no escuro? Eles veem em preto e branco? Os olhos humanos têm muitas semelhanças com os dos bichanos? São muitos os mistérios sobre a visão nos felinos, afinal, os olhos desses mamíferos foram adaptados para caçar no escuro, o que exige um sentido apurado para detectar a presa.
Aqui estão algumas curiosidades surpreendentes sobre a visão dos gatos.
Como eles enxergam no escuro?
Em geral, acredita-se que os gatos podem ver no escuro. Nem tanto. Em um quarto completamente escuro, um gato não enxerga melhor que eu e você. O que ele faz é captar o menor vestígio ou fragmento de luz à sua volta – afinal, mesmo em uma noite sem lua, o céu nunca está completamente sem luz.
Os felinos possuem um sistema de visão engenhoso. Atrás da retina, sensível à luz, há uma espécie de “espelho”, composto de 15 camadas de células brilhantes, denominado tapeum lucidum. Tênues feixes de luz atravessam os olhos e estimulam as células receptoras de luz da retina (bastonetes e cones). Os raios, então, passam adiante, são refletidos pelo espelho e entram em contato pela segunda vez com os bastonetes e cones. Essa “dose dupla” multiplica os efeitos da luz e aumenta bastante a visão noturna felina – embora o espelho refletor não funcione na total ausência de luz.
O reflexo brilhante do espelho é o que produz as características douradas ou o brilho esverdeado do olho do gato no escuro. Os olhos humanos não brilham no escuro: o brilho avermelhado de nossas pupilas que ocasionalmente aparece nas fotografias como efeito dos flashes é produzido por vasos sanguíneos situados atrás da retina humana.
O campo de visão dos felinos é mais amplo que o nosso?
Outra vantagem dos gatos é que eles possuem um campo de visão mais amplo que o nosso, que é de cerca de 210 grais, dos quais 120 são binoculares. Os gatos têm um campo de visão total de 285 graus, com 130 graus binoculares.
A visão binocular de 130 graus do gato é outra adaptação que permite ao animal avaliar com precisão, profundidade e distância. Os seres humanos compensam o campo de visão mais estreito com movimentos oculares mais amplos, favorecidos pela região branca do olho, que é maior em volta da córnea e da íris.
De que forma o olho felino funciona?
A pupila do gato, como a de outros mamíferos, contrai-se com a luz brilhante e dilata-se nas condições em condições de pouca luminosidade. Entretanto, o formato da pupila varia entre as diferentes espécies de felinos. Os grandes gatos selvagens possuem amplas pupilas ovais, e apenas os membros do gênero Felis (incluindo o gato doméstico) possuem pupilas verticais, mais eficientes ao contrair-se que uma pupila circular, o que protege a retina ultra sensível. O fechamento total de fato nunca ocorre – haverá sempre uma pequena abertura do tamanho da cabeça de um alfinete que permanecerá aberta no final de cada abertura.
Os bastonetes da retina do gato lhes dão uma boa visão noturna e são sensíveis a baixos níveis de luminosidade. Os cones, por outro lado, lhe dão a resolução necessária.
O olho felino contém relativamente mais bastonetes e menos cones que o olho humano. A visão do gato, portanto, está mais apta a enxergar em condições de pouca luminosidade, embora nem sempre consiga discernir detalhes que um homem pode perceber.
Os gatos também conseguem focar os objetos, tal como os humanos, ao mudar o formato das lentes por meio do controle involuntário dos pequenos músculos. Esse processo, chamado “acomodação”, pode curvar as lentes para aproximar os objetos em foco ou nivelá-las para concentrar o foco nos objetos mais distantes.
Os gatos têm visão colorida?
Seu gato admira a cor alaranjada da cortina ou mostra os dentes quando vê sua camisa com estampa psicodélica? Resumindo: os gatos veem em cores? A resposta para tal pergunta é que eles realmente possuem cones de pelo menos dois tipo – estrutura que, nos seres humanos, por exemplo, representam um papel primordial na visão colorida.
Pesquisadores acreditam que, embora os gatos possam ver em cores, essa condição não significa nada para eles. Os olhos distinguem as cores, mas o cérebro não consegue interpretá-las – a menos que o animal seja treinado para desenvolver tal percepção. Em geral, eles não usam a percepção da cor por não representar vantagem na caça a um camundongo ou na aprovação de uma vasilha com seu alimento predileto.
VISÃO FELINA
Luz brilhante: Quando exposta a alta luminosidade, a pupila é apenas uma abertura vertical com um orifício minúsculo em cada extremidade.
Ao se aproximar da escuridão: À medida que a luminosidade diminui, a pupila se dilata até seu tamanho máximo, captando então todo e qualquer fragmento de luz.
A dilatação da pupila: A montagem acima mostra os três estágios de dilatação da pupila do gato em diferentes condições de luminosidade.
Por MB
Fonte de consulta: Livro ‘Os Gatos’ (Ed. Melhoramentos), de David Taylor