Anuncie

(21) 98462-3212

Comportamento felino: entenda por que os gatos lambem você

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Imagine a situação: você está sentado no sofá, assistindo seu programa favorito na TV e talvez esteja enrolado em um cobertor fofo. De repente, seu amado gatinho pula no sofá ao seu lado. Com um gato no colo, o aconchego está completo. Exceto que, em vez do peso do peludo quente que você espera, você sente uma língua áspera e como se fosse uma lixa em sua mão. Meio que arranha, certo? Línguas de gato têm pequenos ganchos para trás para pegar detritos de suas peles, e parece que eles estão esfoliando sua pele. Mas, o mais importante, por que os gatos lambem você em primeiro lugar?

Se esta cena soa familiar, mas te deixa se sentindo confuso, você não está sozinho. Gatos e humanos têm sofrido problemas de comunicação há anos: nós não falamos miau, e eles não conseguem acertar nosso alfabeto. Felizmente, contatamos especialistas em gatos que sabem exatamente o que seu gato está tentando dizer quando te dá lambidas.

Significa que você é a família deles

Famílias de gatos e amigos gatos se lambem regularmente. Se você tem mais de um gato em casa, provavelmente já viu um lambendo o rosto do outro em harmonia. É muito fofo! Mas, por que gatos lambem você? Bem, é um bom sinal de que você foi aceito no círculo íntimo do seu felino. Basicamente, seu gato te ama!

“Para um gato, não importa que você seja um humano”, diz a veterinária estadunidense Jodi Ziskin, especialista em comportamento e treinamento de gatos. “Uma vez que eles vieram cuidar de você, eles vão tratá-lo da mesma maneira que qualquer membro de seu grupo.” Segundo Ziskin, os gatos são excelentes comunicadores: “Eles usam seus olhos, corpo e vocalizações para passar suas mensagens. Lambidas leves são uma forma de demonstrar afeto e alguns gatos até dão beijos – ou lambeijos, no caso! Eles também podem demonstrar afeto ronronando, cutucando você, ou esfregando a cabeça deles contra seu corpo.”

É como eles te confortam

Notou seu gato sendo mais atencioso quando você está se sentindo para baixo? A veterinária Sara Ochoa, especialista em pequenos animais, explica que se você está doente ou estressado, seu gato pode lambê-lo para ajudá-lo a se acalmar ou fazê-lo se sentir melhor, “assim como seria com outro gato na natureza.”

De acordo com a Dr. Ochoa, os gatos têm um bom senso para detectar doenças em outros membros do grupo deles. Então, se você está se sentindo menos disposto, pode encontrar seu companheiro felino permanecendo ao seu lado. “Há evidências de que possuir um animal de estimação ajuda o humano a ser mais feliz e menos estressado. Portanto, algum tempo abraçado com seu gato pode ser exatamente o que você precisa para superar o término de um relacionamento amoroso ou uma dor de cabeça.”

E também como eles se confortam

Já que os gatos passam tanto tempo se arrumando, quando estão ansiosos, isso pode virar um excesso de auto lambidas. “Alguns gatos se lambem muito quando estão estressados como uma forma de se confortarem”, diz Ziskin. “Eles podem lamber a si mesmos ou o seu tutor”. Uma maneira de dizer se a lambida está relacionada ao estresse é se essa ação continua por um longo período de tempo. “Como seu gato está intimamente ligado a você, eles podem lambê-lo para aliviar o estresse deles, assim como o deles mesmos. Se o seu gato tem algum ponto do corpo com queda de pelos (devido ao excesso de lambidas) ou se vê-lo constantemente se lambendo (ou a você!), é melhor levá-lo ao veterinário.”

Ou eles podem estar marcando seu território

Gatos são animais territoriais, o que significa que muitas gatinhos enganam seus humanos (você!) para que estes sejam sua propriedade ou “território”. Sim, isso significa que uma das respostas para a pergunta “por que gatos lambem você”, é que eles estão lhe marcando para que outros gatos saibam que ele é seu proprietário. Ochoa compara esse comportamento com “pulverização”, que é a maneira como os gatos usam a urina para marcar seu território. Então, poderia ser pior! “Lamber é uma maneira de deixar outros gatos saberem que eles se importam com você e que você pertence a eles.” Isso é bem amoroso, não? Só queríamos que não fosse algo baseado em saliva.

Por que meu gato me morde e depois me lambe?

Às vezes, os gatinhos se mordem como parte do processo de limpeza da pele. E quando eles estão se arrumando perto de você, podem incluir algumas mordidas no humano também! Pequenas mordidas são apenas outra maneira de demonstrar afeto. Com as mordidinhas, os gatos também podem dizer que eles querem brincar, ou, por outro lado, que eles querem que você os deixe em paz. Para descobrir qual é intenção, você tem que observar mais atentamente a linguagem corporal do bichano em busca de pistas. Se as suas orelhas estão para cima e apontadas para você, isso é um sinal para a hora de brincar! Se elas são planas, isso significa que é hora de parar e deixá-lo quieto.

Por que gatos lambem você excessivamente?

Gatos que te lambem excessivamente podem estar tentando lhe dizer algo — eles estão preocupados com você. Dr. Ochoa diz que, “na natureza, os gatos se preparam para ajudar uns aos outros a ficarem limpos, para que não atraiam predadores maiores.”

Então, o que significa quando um gato lambe muito o tutor? “Bem, seu gatinho está demonstrando que ele pensa em você como sendo seu familiar. Assim como trazer um roedor morto para te agradar, porque o gato acha que você é muito incompetente para caçar por si mesmo, seu felino acha que você precisa de ajuda para aprender técnicas pessoais de limpeza”, destaca a veterinária.

Gatos adultos podem passar até 50% do dia se arrumando e são instintivamente levados a se auto higienizar. “Você pode tentar explicar gentilmente ao seu gato que aprecia seus esforços para deixar seu humano limpo, mas você realmente não está em risco de ser alvo de um predador”, brinca a veterinária. No entanto, agora que você entende o que significa quando um gato te lambe, você pode apreciar seu comportamento pelo que é de fato: simplesmente amor!

Fonte: RD.com