Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Conheça as 5 raças de cães mais raras do mundo

Existem no mundo 343 raças de cães, segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI). Há aquelas que são bem conhecidas de todos, como pastor alemão, poodle, São Bernardo e dálmata, entre tantas outras populares. Mas, também existem outras raças caninas cujas características físicas as tornaram mais incomuns. A seguir contamos quais são os cães mais raros do mundo.

CÃO-PELADO-PERUANO

A principal característica do cão-pelado-peruano é não ter pelos no corpo. Fotos: Canvas

Esse cão tão exótico é encontrado nos sítios das civilizações pré-incaicas, o que ajudaria a provar que se trata de uma espécie nativa de raça muito antiga. Sua principal característica é não ter pelos no corpo, exceto na ponta da cauda, vestígios de cruzamentos com exemplares providos de pelos. Quase sempre lhe faltam os pré-molares. Trata-se de um cão nobre, afetuoso, reservado, alerta, mas calmo em casa. Ele desconfia de estranhos.

O cão-pelado-peruano, também chamado de viringo, existe em três tamanhos com morfologias geralmente muito próximas. Tem a pele preta com diferentes tonalidades, cinza, castanho-escuro até loiro-claro e com manchas rosa.

CÃO DE CRISTA CHINÊS

Essa curiosa raça de companhia é alegre, não se mostra agressiva jamais, porém tem medo do frio

Mais um representante dos ‘carecas’ caninos, esse curioso cachorro tem origens controversas. Certos cinólogos contestam seus antepassados chineses e afirmam que ele nasceu na Turquia ou na Etiópia. Raça de companhia ativa, alegre, inteligente. É um cão carinhoso, mas não desprovido de altivez. Ele não se mostra agressivo jamais, porém tem medo do frio. Gracioso, esbelto, apresenta ossatura fina e um corpo bem liso e desprovido de pelos, exceto na testa, na cauda e um pouco nos pés.

A pele apresenta uma granulação fina e desprende um calor agradável ao tato – parece uma almofada quentinha! A cabeça, graciosa, é enfeitada com uma crista de pelos – daí a origem do seu nome – que começa no stop e acaba na base do crânio. O corpo é pelado e pode apresentar uma pelagem de todas as core e tonalidades. A causa apresenta uma franja. Há uma variedade de cão chinês com crina chamada powderpuff (pompom, em inglês), com subpelo muito curto e o pelo de cobertura muito longo e fino.

PULI

Parece o Sansão, mascote do Cebolinha, mas este é o cão puli e sua incrível cabeleira encordoada

Seria o puli um cachorro rastafári ou o Sansão, mascote do Cebolinha dos gibis? Cão das planícies húngaras, essa raça descenderia dos antigos cães de pastoreio da Ásia, de acordo com alguns cinólogos. Em todo caso, há centenas de anos, o puli guarda imensos rebanhos de carneiros nas planícies húngaras. Desde a implantação da agricultura intensiva nessa planície, seu papel como cão de pastor é menos importante. O puli, que adora água, também foi usado para a caça de patos.

Não temendo nada, é um companheiro fiel, mas que guarda uma sólida noção de independência. Inteligente e incorruptível, não gosta de estranhos. Embora acostumado a viver ao ar livre, ele se adaptou bem à vida na cidade, entrou nas casas e apartamentos, o que lhe permitiu ser muito adotado fora de seu país de origem. De tamanho modesto, se faz notar, sobretupo por sua pelagem surpreendente de pelos encordoados que podem chegar até o chão. A cabeleira é tão abundante, que dissimula em grande parte as suas formas. A variedade de pelagem mais conhecida é a preta, mas há também os de pelagem cinza-escuro ou branco puro.

CÃO LEOPARDO DE CATAHOULA

O leopardo da catahoula tem temperamento independente, protetor e territorial.

O cão leopardo da catahoula, também chamado de Louisiana Catahoula Leopard dog, tem uma origem não é muito clara, embora tudo indique que seja uma mistura de raças que aportaram na América de diferentes partes da Europa e raças nativas americanas.

No passado, com a chegada de colonizadores ao estado de Louisiana (EUA), a raça era muito utilizada para a caça de porcos selvagens e outros animais ferozes. É uma raça de porte grande, com músculos altamente desenvolvidos e possui facilidade de escalar árvores. Seu temperamento é independente, ativo, protetor e territorial. É amável na convivência com seus tutores e muito fiel.

BEDLINGTON TERRIER

A cabeça em forma de pera dá ao bedlington terrier uma aparência semelhante a de um carneiro

Esse cão terrier britânico, que mais parece um carneirinho, seria originário da cidade de Bedlington, no Northumberland, condado ao norte da Inglaterra. Ele teria sido criado por mineiros desejosos por obter um cão capaz de exterminar os ratos que infestavam as galerias. Com uma silhueta afinada, é gracioso, resistente, flexível e com grande habilidade para caça. Por isso, foi por muito tempo auxiliar de caçadores furtivos, antes de se tornar um animal de companhia.

A pelagem é formada de pelo abundante, um pouco crespo, com tendência para formar caracóis, particularmente na cabeça – que tem forma de pera – e na fronte. É cinza-azulado, cinza-azulada com marcas ruivas, marrons ou cor de areia.

Por MB.