Gatos gorduchos são fofos. Mas nem todo gato que parece ter uma barriga grande está acima do peso. Embora a parte inferior de um gato, que balança quando ele anda, possa parecer uma pança com um tanto de flacidez, na verdade não é bem assim. Então o que é?
Esse pedaço de pele, pelo e gordura é uma camada protetora chamada bolsa primordial. Ela é posicionada ao longo do comprimento da barriga de um gato. Essas bolsas são perfeitamente normais e saudáveis, como destaca o veterinário José Arce, presidente da American Veterinary Medical Association. Todos os gatos têm bolsas primordiais, mas variam muito em tamanho e algumas são quase indetectáveis. É mais fácil ver uma pequena bolsa quando ela balança para frente e para trás enquanto um gato corre ou anda.
Existem três teorias principais sobre por que os gatos têm bolsas primordiais, segundo Arce. A primeira é que a bolsa tem a função de proteger os órgãos internos em uma luta, adicionando uma camada extra entre as garras ou dentes e o interior do felino.
A segunda função é que a bolsa permite que os gatos se movam mais rápido. Ela se estende conforme os felinos correm, dando-lhes flexibilidade extra e a capacidade de ir mais longe a cada salto – qualidades que podem ajudá-los a fugir de predadores ou capturar suas presas.
Outra possibilidade é que a bolsa seja um espaço extra para armazenar alimentos após uma grande refeição – algo muito útil na vida selvagem. Na natureza, os gatos não comem duas refeições regulares por dia, como no caso dos felinos domésticos. Eles comem quando é possível e podem armazenar a gordura de uma grande presa em sua bolsa para o sustento dias depois.
Grandes felinos
As bolsas primordiais não são exclusivas dos gatos domésticos. Grandes felinos, como leões e tigres, as possuem pelos mesmos motivos, observou Arce. “Em gatos domésticos, a bolsa começa a se desenvolver por volta dos 6 meses de idade em machos e fêmeas”, diz o veterinário.
É importante saber se o seu gato tem uma bolsa primordial grande ou está acima do peso. “Assim como nas pessoas, a obesidade pode levar a problemas cardíacos, diabetes e hipertensão”, adverte Arce. “O excesso de peso também pode aumentar o risco de artrite e alguns tipos de câncer nos gatos.”
Uma forma de diferenciar os dois é o formato do corpo do gato. “Gatos obesos têm corpos mais arredondados do que gatos de peso saudável com bolsas grandes. Se você estiver em pé acima do gato, deverá conseguir ver uma reentrância nos quadris, que é a cintura do gato. A barriga de um gato obeso vem de cima para baixo e continua todo o caminho para baixo, mas as bolsas primordiais começam mais para baixo e são inclinadas em direção às patas traseiras. Outra maneira de saber é que, se você tiver que pressionar com força para sentir as costelas do seu gato, provavelmente ele está acima do peso. Finalmente, as barrigas não balançam como as bolsas quando os gatos andam ou correm”, explica.
Se você suspeitar que seu gato está acima do peso, leve-o ao veterinário para uma avaliação. “Ele pode sugerir alimentar seu felino com uma dieta rica em fibras e com baixo teor de gordura”, diz Arce. Para manter seu gato saudável, certifique-se de que ele atinja a meta recomendada de 15 minutos de exercícios por dia, incentivando-o a brincar com brinquedos. Se o seu gato não está acostumado a se exercitar, comece devagar. Se estiver ofegante, provavelmente está se esforçando demais.
Fonte: Live Science
***
QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE E COMEÇAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO NO NICHO PET?
Aquira já o “Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop”. Aprenda a aplicar remédios, vacinas, preparar os materiais a serem utilizados nas intervenções clínicas; como conter os animais a serem atendidos e/ou hospitalizados, entre outras funções. Em petshops, aprenda a atuar no atendimento aos clientes e recepção dos animais. CLIQUE AQUI
Aquira já o curso “Como Ganhar Dinheiro Fazendo Comida Saudável para Pets”. Um guia completo com dicas de receitas e o modelo mais usado de negócio. CLIQUE AQUI