Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Joaninha: ficha técnica e curiosidades sobre esse besouro repleto de pintas

Joaninha é o nome comum dos insetos coleópteros da família das Coccinellidae. Foto: Canva.com

Taí um inseto de aspecto, podemos definir, fofo: a Joaninha. Pequenino (mede entre 8mm e 10 mm de comprimento), esse besouro é bastante comum de se ver nos jardins e chamam atenção com seu corpo colorido (vermelho, amarelo, verde etc.), repleto de pintinhas pretas ou de outros tons.

Joaninha é o nome comum dos insetos coleópteros da família das Coccinellidae. Eles se caracterizam pelo corpo arredondado ou semiesférico, cabeça pequena e antenas curtas, seis patas e asas membranosas bem desenvolvidas e protegidas por uma carapaça quitinosa (chamada élitro).

Ficha técnica e curiosidades sobre a espécie:

Nome Científico: Coleomegilla sp

Família: Coccinellidae

Ordem: Coleoptera

Distribuição: Grande parte dessa espécie está distribuída na região Neotropical (México até a América do Sul).

Habitat: Jardins, florestas, bosques. Também são muito comuns em hortas e zonas agrícolas.

Alimentação: Pequenos insetos, folhas, pólen, néctar, mel e outros tipos de invertebrados.

Reprodução: A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano, sendo que em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 150 a mais de 200 ovos por postura. Eles são amarelos e colocados em pequenos grupos, em plantas onde existam afídeos (pulgões das plantas), pois será esse o alimento das larvas e dos adultos de Joaninha. Da sua eclosão até atingir a forma adulta, elas sofrem a chamada metamorfose completa, passando pelos estágios de larva e pupa.

Curiosidades: As joaninhas são extremamente importantes no controle biológico de pragas, já que tanto as larvas como os adultos são predadores vorazes de afídeos (pulgões ou piolhos-das-plantas). Uma única Joaninha, por exemplo, pode comer até 50 pulgões por dia.

-As cores brilhantes desses insetos desencorajam o ataque por parte dos predadores. Além disso, tanto as larvas como os adultos liberam toxinas quando se sentem ameaçados.

-Existem cerca de 5 mil espécies de Joaninhas.

-A identificação de algumas espécies de Joaninha é possível através do número de pintas pretas existentes nos élitros. Por exemplo, a espécie Coccinella septempunctata apresenta sete pintas pretas e a espécie Coccinella undecimpunctata possui 11 pintas.

-Atribui-se às Joaninhas sorte, felicidade e serenidade.

Confira a galeria de fotos. Arraste a seta para o lado para ver a imagem a seguir: