Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Fila brasileiro: fiel, corajoso e atento, é ideal para quem quer um guarda eficaz

Raça está presente no país desde a colonização. Fotos: Canvas.com

Impetuoso, corajoso e atento, o fila brasileiro é um cão e tanto para quem quer um guarda eficaz. Essa raça legitimamente brasileira foi a primeira a ser reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional – em francês: Fédération Cynologique Internationale). Ela está presente no país desde a colonização, pois protegia a comitiva dos bandeirantes dos ataques de nativos e das onças, além de ser usado para capturar escravizados fugitivos.

Os dogues, dos mastifes e cães de São Humberto, introduzidos no século 17 no Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses, deram verdadeiramente origem ao fila brasileiro atual.

Hoje em dia, serve como guardador de rebanhos e casas e é, além disso, um excelente auxiliar na caça a presas graúdas, mas não se adapta tão bem à vida na cidade. O fila brasileiro precisa de espaço e de muito exercício.

O fila brasileiro precisa de espaço e de muito exercício

Perfil: Cão fortemente estruturado.

Temperamento: Seguro de si, mas corretamente adestrado mostra-se obediente. Muito fiel, procura constantemente a companhia dos tutores. É desconfiado e agressivo com estranhos.

Tamanho: macho de 65 cm a 75 cm; fêmea de 60 cm a 70 cm.

Peso: macho pelo menos 50 kg; fêmea pelo menos 40 kg.

Pelagem: É composta por pelo curto, macio, espesso e é bem assentada. Todas as cores da pelagem são aceitas, com exceção da totalmente branca.

Característica particular: As fêmeas são mais afinadas do que os machos.

Standard FCI 225/grupo 2.

Fonte: Larousse dos Cães.