Anuncie

(21) 98462-3212

Fique atento aos cuidados com os pés e pernas das aves de estimação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A escolha do poleiro ideal é fundamental para o bem-estar das aves. Foto: Reprodução

Assim como é importante estar atento aos cuidados com a alimentação das aves de estimação, também é preciso estar alerta quanto às ameaças aos pés e pernas dos pássaros. Um dos itens que, por muitas vezes, é considerado sem relevância principalmente pelos criadores iniciantes, é a escolha dos poleiros.

“O poleiro é importantíssimo para o bem-estar das aves, o exercício das articulações e deve ser compatível com o tamanho da espécie. Se o poleiro for fino demais, a ave fere os pés com as próprias unhas. Se for muito grosso, força a abertura dos dedos, podendo fazer com que as aves entortem as unhas e ocasione esporões. Não também ser totalmente lisos, mas com ranhuras, para maior aderência dos pés da ave. O ideal é colocar poleiros de duas a três espessuras diferentes, entre 10 mm a 14 mm de espessura”, destaca o biólogo Maurício Terra Júnior. Também é preciso observar se há farpas: “Elas causam feridas, que inflamam”, complementa.

Existem poleiros de madeira e de PVC, mas os mais indicados são os de madeira natural. “Principalmente para as calopsitas, que elas possam gastar as unhas e o bico ao roê-los”, diz Maurício.

Fique atento ao poleiro. Foto: Atelier dos Pássaros

De olho na alimentação

Outras ameaças aos pés e pernas das aves são a falta de cálcio e de sol. Já o excesso ou falta de ácido fólico deixam as pernas tortas. Enquanto que muita ou pouca vitamina A descama a pele. As unhas crescem demais com zinco em excesso. Ácido úrico (proteínas demais) causa artrite, provocada também pelas doenças salmonela e estafilocose.

O adenovírus viral dá tendinite. A bouba, crostas amarronzadas. E os ácaros causam sarnas e os fungos, além de micoses. “A alimentação de qualidade, equilibrada e a higienização regular dos viveiros são essenciais para proporcionar saúde e bem-estar às aves, evitando deficiências nutricionais e outras complicações. Não deixe de buscar orientação com veterinários especializados em aves e com criadores experientes”, finaliza o biólogo.

Agradecimento: Atelier dos Pássaros.

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Se você é apaixonado por aves, aprenda a maneira correta de manejo. Aquira já o “Guia Definitivo de Criação de Calopsitas” e consiga criar sua Calopsita de maneira surpreendente, tornando-se um especialista na criação e reprodução dessa ave. CLIQUE AQUI

Aquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI