Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Formigas em ação: que tal ter um formigueiro de estimação?

As formigas têm vida disciplinada, com uma rígida divisão de tarefas para cada grupo. Fotos: Reprodução/Pinterest

Formigas como animais de estimação? Sim, isto é possível. Insetos dominantes na maior parte do ecossistema do planeta, as formigas podem ser encontradas em todo o mundo. Existem, aproximadamente, 11.900 espécies de formigas. Nos Estados Unidos e na Europa, além de mascotes de sucesso entre crianças e adultos, são utilizadas como elemento pedagógico nas escolas, divido à curiosa e e rígida disciplina de vida existente em um formigueiro.

A adoração por formigas é tão grande no exterior, que as lojas de animais vendem fazendas de formigas (ant farms). Trata-se de um criatório especial para abrigá-las e acompanhar o desenvolvimento da colônia.

A característica mais conhecida das formigas é a disciplina no trabalho. Em um formigueiro, há uma uma divisão rígida de tarefas para cada grupo. A primeira divisão é a reprodutiva: a rainha põe os ovos, os machos nascem somente para a reprodução e as operárias cuidam da manutenção da colônia. Entre as operárias, a divisão é geralmente por idade. As mais novas ficam no ninho, cuidando dos recém-nascidos, fazendo a limpeza e escavação dos túneis, enquanto as mais velhas saem para buscar alimento e defender a colônia de inimigos.

“Algumas espécies têm um grupo de operárias especializadas para defender o ninho. São conhecidas como ‘soldados’, explica o biólogo Rodrigo Feitosa.

É possível achar terrários e formigueiros de acrílicos à venda, mas também dá para improvisar usando um aquário

No Brasil, a fabricação de fazendas de formigas ainda é não popular. mas é possível encontrar formigueiros de acrílico à venda. Também dá para improvisar, usando até um aquário para este fim – na internet, você vai encontrar muitas dicas de criadores experientes e o passo a passo para criar seu formigueiro particular.

Para ter sua colônia de estimação, é preciso encontrar um ninho, retirar a rainha e algumas operárias para colocá-las no ninho artificial. Espécies como a saúva e a quém-quém podem ser facilmente encontradas em zonas rurais. “O cuidado com a colônia de estimação é mínimo. Com um pouco de água e comida, elas se viram muito bem. É delicioso passar uns bons momentos observando-as. É uma terapia”, descreve o biólogo.

Confira a galeria de fotos abaixo. Clique na imagem para ampliá-la: