Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Galo-da-serra: topete em forma de leque é um espetáculo à parte

Os machos possuem exuberante plumagem alaranjada. Fotos: Canva.com

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cotingidae
Subfamília: Rupicolinae
Espécie: R. rupicola

Nome científico: Rupicola rupicola

Nomes populares: É também conhecido como galo-da-rocha e galo-da-serra-do-Pará.

Nome em inglês: Guianan Cock-of-the-rock.

Distribuição e habitat: Ocorre em regiões montanhosas e florestais do extremo Norte do Brasil, nos Estados do Amazonas, Pará, Roraima, nas regiões sul e sudoeste da Guiana, sul da Venezuela, Suriname e Guiana Francesa e leste da Colômbia. Habita florestas úmidas entrecortadas por igarapés e pequenos cursos d’água,

Características: Medem até 28 cm de comprimento. Os machos possuem exuberante plumagem alaranjada, uma proeminente crista em forma de leque que cobre o bico. Já as fêmeas têm plumagem marrom-escura com crista menos evidente.

Alimentação: É principalmente frugívora, desempenhando um papel importante na dispersão de sementes. Também come insetos, lagartixas e pequenos vertebrados. Entre os frutos mais consumidos estão o açaí e a bacaba.

Essas aves habitam florestas úmidas entrecortadas por igarapés e pequenos cursos d’água

Reprodução. O período de reprodução vai de novembro a abril. Na época do acasalamento, os machos precisam chamar a atenção da fêmea em um espetacular ritual de conquista. Ele exibe seu topete, formando um vistoso leque e fazendo uma espécie de dança para a possível parceira. A fêmea coloca um a dois ovos brancos com pintas marrons. O ninho em forma de tigela é construído com barro e gravetos, sendo instalado em fendas úmidas de penhascos rochosos e entradas de grutas, sempre próximos a um curso d’dágua. Os ovos são chocados durante 27 a 28 dias, somente pela fêmea.

Estado de conservação: Pouco preocupante.

Por MB.