Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Gato Norueguês da Floresta encanta com sua aparência selvagem e nórdica

Através dos vikings, a raça teria se adaptado ao território nórdico, sobretudo, por sua pelagem. Fotos: Canva

O gato norueguês da floresta existe há muito tempo na Escandinávia. A lenda nórdica descreve esse felino como um animal misterioso e encantado, sendo muito associado aos vikings – guerreiros exploradores que invadiram e conquistaram territórios na Inglaterra e na França durante a Alta Idade Média.

Sabe-se que se trata de uma raça muito antiga e, entre seus ancestrais, podem estar os gatos de pelo curto trazidos da Inglaterra pelos vikings e os de pelo longo, vindos, mais tarde, com as Cruzadas. A raça teria se adaptado ao território nórdico, sobretudo, por sua pelagem e às condições climáticas de seu novo ambiente.

História

Em 1930, um grupo de criadores noruegueses se interessou em preservar a raça, ameaçada frequentemente por cruzamentos com gatos de pelo curto. O gato norueguês da floresta foi então reconhecido oficialmente naquele país. Oito anos mais tarde, passou a ser apresentado em concursos e exposições.

Em 1977, a raça foi reconhecida pela Fife (Federação Internacional Felina) com o nome “gato norueguês da floresta” e mais tarde também foi agraciada pelo GCCF (The Governing Council of the Cat Fancy, maior organização que registra gatos com pedigree no Reino Unido).

Todas as cores de pelagem são admitidas, com exceção de chocolate, lilás e colourpoint

Temperamento

Apesar da aparência selvagem e imponente, eles adoram os humanos e muito carinho. Também são companheiros inteligentes e muito divertidos. Embora habituados à vida ao ar livre, onde são caçadores furtivos, adaptam-se muito bem à vida dentro de casa, desde que tenham todo o espaço de que precisam.

Características

O gato norueguês da floresta costuma ser confundido com o felino americano maine coon, o que levou os criadores a alterar o padrão do norueguês da floresta em 1987, explicitando os padrões da raça. Solidamente construído, suas patas posteriores são um pouco mais altas que as anteriores. A cabeça é em formato triangular. O nariz é longo, amplo e reto. Os bigodes são longos e proeminentes.

Raça tem aparência selvagem e imponente

Variedades

Todas as cores de pelagem são admitidas, com exceção de chocolate, lilás e colourpoint. A cor dos olhos pode ser independente do tom do manto. As variedades tabby e branca são as mais difundidas na atualidade.

Por MB.