Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Gatos não gostam de banho e há razões científicas para explicar

A atitude avessa à água é comum na maioria dos gatos. Foto: Canvas

Ah, os gatos estão sempre nos surpreendendo, por mais que convivamos em tempo integral com essas adoráveis criaturas. A atitude avessa à água, por exemplo. Eles, que prezam tanto pela higiene e estão sempre se lambendo para lá e para cá, não curtem muito a ideia de tomar um banho. Claro, há exceções – alguns até adoram nadar. Mas, a maioria dos bichanos, não se sentirá atraída por água e sabão.

Se você já se descabelou tentando colocar seu gato de estimação em uma banheira com água, ele esperneou e tentou escapar – alguns reagem até com arranhões e mordidas -, saiba que há algumas razões científicas para essa aversão.

Aspecto evolutivo

Há um aspecto evolutivo na atitude relutante que os gatos têm de água – embora a maioria dos felinos, incluindo os domésticos – sejam bons nadadores. A grande maioria das raças de gatos domésticos descende de felinos selvagens do Oriente Médio, ou seja, de regiões bastante secas.

Graças a evolução geográfica das raças, os felinos foram encontrando diferentes lugares e climas em que a água é muito mais frequente. Apesar de tudo, a origem desértica dos gatos faz com que mantenham essa aversão.

Já outras raças desenvolvidas em outros ambientes, como os gatos Van Turco, vêm de uma área onde a natação era importante e esse felino não tem problemas com banhos. Eles até pulam em piscinas e lagos. Assim como os bichanos da raça Maine Coon, que têm origem nos Estados Unidos. Eles gostam tanto da água quanto da neve.

Características dos gatos

Além da evolução, as características dos bichanos os fazem querer evitar banhos. Esses pets não gostam de ficar molhados, muito menos quando os tutores os colocam na água passando sabão sobre seus pelos. O instinto natural os faz se sentir em perigo, por isso ficam tensos e ansiosos para escapar.

Outro motivo para o gato se sentir vulnerável é o fato de que ter o pelo molhado aumenta o peso e diminui a agilidade. Estar molhado também não é agradável, pois sua pele é sensível e tende a sentir o frio com mais força. Todas essas razões fazem com que o gato sofra de estresse.

Manter o odor corporal é mais uma razão pela qual os gastos não gostam de água, pois eles se limpam com a própria saliva. O cheiro do corpo permite que eles interajam com outros felinos, pessoas e seu ambiente. Por isso, geralmente eles não querem se molhar. Além disso, atrás das orelhas dos gatos estão as glândulas que mais secretam odores, fator que explica sua ânsia de esfregar tudo ao seu redor com a cabeça. Essas glândulas são usadas para explorar o ambiente e as pessoas mais próximas.

Use uma toalha macia para secar o gato e evite secador para não assustá-lo. Foto: Canvas

DICAS PARA TIRAR O MEDO DE ÁGUA DO SEU BICHANO

Os gatos precisam de tomar banho com menos frequência do que os cachorros e os tutores podem ajudá-los a sentir o processo de limpeza como algo seguro e confortável.

“Os gatos podem se acostumar com banho. Mas tudo fica mais fácil se o tutor começar a acostumá-lo ao contato com a água em sua fase de socialização, entre 2 a 3 meses de idade. Então, nas próximas vezes em que precisar banhá-lo, ele não ficará tão incomodado”, comenta o veterinário Ernani de Castilho.

Não o pegue de surpresa e o coloque na água. Vá devagar, mergulhando uma das patas do gatinho em água morna primeiro, e continue devagar até ele ficar confortável. Se possível, coloque uma superfície antiderrapante na banheira. Dessa forma, ele não escorregará.

Não segure o gato muito apertado ou o esfregue muito rápido. Se ele gostar de suas carícias, a água estiver em temperatura agradável e ele não se sentir preso, repetir a experiência será fácil.

Observe a reação do gato ao contato com a água. O bichano pode estar inquieto e estressado nos primeiros minutos. Mas acariciá-lo suavemente, massageá-lo e lhe dar liberdade para se acostumar com o banho gradualmente o relaxará.

Cuidado com os ouvidos e os olhos. Muito cuidado para que a água não entre nos ouvidos do felino. Use tampões de ouvido, bolinhas de algodão. Use xampu neutro especial para gatos. Nunca use xampus de humanos ou para uso em cães nos felinos.

Ao final do banho, tome o cuidado de envolvê-lo em uma toalha. Use uma toalha macia, que absorva a umidade e seque o pelo do animal suavemente. Evite utilizar secador de cabelo, pois o barulho o deixará assustado.

Finalize escovando seus pelos e dando uma recompensa. Escove o pelo do gatinho para remover os pelos mortos de seu corpo e ofereça alguma recompensa ao pet depois. Assim ele associará a hora do banho como uma experiência positiva. A recompensa pode ser um petisco bem gostoso.

Viu como não é tão complicado acostumar seu bichano com banho? Agora, se ainda assim você não se sente seguro, procure a ajuda de um profissional. Várias pet shops e clínicas veterinárias oferecem o serviço.

*