Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Ginástica animal, o agility pode ser praticado por cães de todas as idades

Cachorros de todas as raças e portes podem praticar agility. Foto: Pixabay

Emoção e adrenalina se destacam nas provas de agility. As competições caninas testam as habilidades do animal e a interação dele com o seu condutor. E o melhor: cães de qualquer porte, seja de raça ou não, podem praticar, desde que suas condições de saúde permitam.

Desenvolvido na Inglaterra, em 1978, o esporte canino foi inspirado nas provas hípicas de salto. No agility, os cães – comandados pelos seus condutores -, devem percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível, sem cometer faltas.

O condutor deve conduzir o animal sem guia, apenas com gestos e comandos verbais. “Se o condutor tocar no animal em algum momento, a dupla será desclassificada”, conta a empreendedora Alice Dias, que pratica agility há seis meses com Flocky, seu border collie de 1 ano e meio.

São três categorias oficiais de participantes: standart (para cães de 43 cm de altura ou mais), mídi (para animais de 35 cm a 42,9 cm) e a míni (cães de até 34,9 cm).

Os obstáculos são compostos por rampas, gangorras, túneis, passarelas, muro, pneu e salto em distância. (confira a galeria de fotos abaixo). “Além de ser uma atividade esportiva divertida, o agility também socializa os animais com outros cães e pessoas, além de fortalecer a relação com seu tutor”, conta o adestrador Luis Carlos Faria, de São Paulo.

A raça que mais se destaca no agility é a border collie, por ser muito ágil e inteligente. Mas até mesmo os vira-latas podem dar um show, como é o caso de Ragnar, de 2 anos. “Desde filhote ele pratica agility, ele é alucinado. Ele sempre foi muito cheio de energia, bagunceiro, danadinho mesmo. A atividade melhorou muito seu comportamento. Ele extravasa toda a sua energia na pista de obstáculos”, revela a estudante Victória de Lima Silva.

Luis Carlos destaca que o desempenho do cão é que vale: “O ideal é que o animal seja iniciado nos treinos por volta dos seis meses, após tomar todas as doses de vacina.”

No Brasil, o agility é oficialmente representado pela CBA – Comissão Brasileira de Agility. Confira no site mais informações sobre os regulamentos do esporte, como se credenciar e as escolas para a prática do esporte:

Site da CBA: brasilagility.com.br

Clique na seta à direita e arraste a imagem para o lado:

BOA FORMA:

Para qualquer idade e raça. Cães de qualquer porte, idade e raça podem praticar agility.

Obstáculos. Pneus, túneis, rampas, entre outros obstáculos, fazem parte do percurso.

Livre. O cão deve correr solto, estimulado pelo condutor, através de comandos verbais.

Vencedor. Ganha a competição o animal que fizer o percurso em menos tempo e sem faltas.

Versão felina. O agility para gatos chama-se catagility e também pode ser praticado por gatos de todas as raças e idade.