Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Hidratação dos gatos: veja as dicas para seu felino beber mais água

Os gatos precisam ingerir diariamente entre 50 e 100 mililitros de água por quilo de peso.
Fotos: Canva.com

As altas temperaturas não têm dado trégua, o que desperta o alerta nos cuidados com nossos felinos de estimação. Talvez você não saiba, mas os gatos não têm o costume de ingerir muita água. Por isso devem ser educados a se acostumarem a esse hábito para evitar a desidratação, que, por sua vez, pode causar complicações renais e outros problemas que devemos tentar evitar a todo custo.

O fato de os gatos não ingerirem muita água se deve à sua natureza biológica, já que os felinos se originam de locais desérticos onde a água é muito escassa. Na vida selvagem, esses animais se hidratam por meio de suas presas, que como todos os seres vivos são constituídas por alto percentual de água. Portanto, por não ingerirem o líquido diretamente, não o associam à alimentação.

Porém, para os gatos domésticos, a caça como fonte de alimento não é uma opção e o que ingerem normalmente é a comida seca (ração), por isso a quantidade de líquido que consomem é menor. Então é necessário que o tutor esteja atento quanto à sua hidratação, incentivando o bichano a beber mais água no dia a dia. No verão, principalmente, a água vai contribuir para regular a temperatura corporal do animal, devido ao sal e aos eletrólitos que, ao passarem pelo corpo, podem prevenir qualquer possível problema no trato urinário.

Gatos adoram beber água em movimento. Uma dica é oferecer um bebedouro tipo fonte

Quantidade ideal para uma boa hidratação

Os gatos precisam ingerir diariamente entre 50 e 100 mililitros de água por quilo de peso. Se você acha que seu bichano de estimação não bebe o suficiente para se manter bem hidratado, listamos algumas recomendações para incentivá-lo a esse hábito:

Complemente a ração seca com a comida úmida. Alimentos úmidos (em sachês ou enlatados) podem conter até 80% de umidade, enquanto alimentos secos têm cerca de 10%. Por este motivo, nos meses mais quentes é recomendado que pelo menos parte da alimentação diária do felino seja comida úmida.

Forneça diariamente água limpa e fresca. O recipiente também deve ser lavado todos os dias. O ideal é que seja de aço, cerâmica ou vidro, pois os potes de plástico fixam os odores.

Coloque a tigela de água em um local com sombra, que seja silencioso e de fácil acesso. Mantenha sempre cheia até a borda, para torná-la mais atraente. Lembre-se: os gatos detestam enfiar seus bigodes no recipiente.

Gatos amam beber água em movimento, como a de uma torneira aberta. Uma dica para incentivá-los a beber mais água é optar por um bebedouro tipo fonte de água (há diversos modelos nas pet shops), no qual o líquido estará em constante movimento.

Não incentive seu gato a beber água na torneira, caso contrário, ele sempre dependerá de alguém para abri-la e vai esperar por esse momento para saciar a sede, em vez de beber a água da tigela.

Nunca coloque a tigela de água/bebedouro e a de comida perto da bandeja sanitária. Os gatos são muito exigentes.

É importante destacar que os gatos escondem muito bem seus problemas de saúde. Por isso, esteja sempre muito atento ao comportamento do seu felino. Se você acredita que ele está bebendo pouca água e pode estar desidratado, há uma série de sinais possíveis de observar, como gengivas pegajosas, apatia e prostração. Portanto, a qualquer indicação de alerta, leve o bichano imediatamente ao veterinário.

Por MB.