Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Juventude de quatro patas: puberdade também é uma fase difícil para os cães

Como todo jovem, os cães querem chamar a atenção, destruindo objetos por exemplo. Fotos: Canvas

Costuma-se dizer que é na adolescência que se forma a personalidade do homem. É, também, uma etapa um tanto difícil de lidar. Com os cães, não é muito diferente. A juventude canina é o período em que o animal, cresce, torna-se desajeitado e, além das alterações fisiológicas, acontecem as grandes mudanças de comportamento. Sim, a chamada fase da “aborrescência” também se encaixa entre os peludinhos.

A adolescência, para os cães de grande porte, vai dos cinco meses e meio aos 14 meses e, nos de pequeno porte, dos três meses e meio aos nove meses.

E como todo jovem, eles querem chamar a atenção, se acham destemidos e são resistentes às regras. Comer o que não pode, fazer xixi e cocô onde não deve, destruir objetos, mostrar sua força para outros cães, ignorar comandos e latir desesperadamente sem motivo aparente são atitudes comuns nesta fase. É nesses momentos que o tutor precisa ter paciência, afinal, o pet está passando por uma fase.

“Tudo o que o Yuri vê pela frente quer destruir. Dou umas broncas, mas não adianta muito”, conta a professora Rosely Guimarães, tutora do cão vira-latas de 6 meses.

De acordo com a veterinária Clarissa Dias, é importante ser firme ao chamar a atenção do animal. “Quando não ralhamos sério com o cão, a atitude do tutor é vista como um convite às brincadeiras e, como todo jovem, não leva à sério. Por isso, é importante ser claro nos comandos e entender as necessidades reais do animal”, orienta.

No caso das fêmeas, o primeiro cio marca a transição da infância para a puberdade canina

Alterações hormonais

A partir do momento em que o cão macho começa a levantar a perna traseira para fazer xixi é sinal de que a infância já acabou. No caso das fêmeas, é o primeiro cio que marca essa transição, o que ocorre normalmente entre o sexto e o nono mês de vida. Neste período, normalmente, as cadelinhas sofrem maiores alterações de humor, como irritação, ciúme ou carência. A partir daí, os jovens cães já estão prontos para namorar e terminando a adolescência, acabam também, de um modo geral, todos esses conflitos.

“Os adolescentes caninos na verdade não são rebeldes, mas sim, incompreendidos”, teoriza a veterinária.

A necessidade de marcar território é o sinal mais importante do amadurecimento do macho

FIQUE LIGADO

BRINCADEIRAS. É na fase da adolescência que ocorrem as trocas de dentes. A gengiva incha e coça, fazendo com que o cão queira destruir tudo o que encontrar. Por volta dos sete meses, a dentição adulta estará completa. Deixe sempre brinquedos à disposição do animal.

CIO. O primeiro cio se dá entre os cinco e nove meses de idade, em média. Ocorre a cada seis meses e dura de 15 a 20 dias. O período fértil é nos últimos quatro dias, quando ocorre a ovulação. Quando cessa o sangramento, a cadela aceita o macho.

TERRITÓRIO. O sinal mais importante do amadurecimento do macho é a necessidade de demarcar território, liberando um líquido através do órgão sexual, que contém seu cheiro. Este hábito deve ser reprimido, sempre que possível.

CASTRAÇÃO. Independentemente do pet ser macho ou fêmea, pode acontecer de o seu animal de estimação lamber as partes íntimas ou até mesmo montar nas pessoas ou em objetos, como almofadas e cobertas. Considere realizar a castração no seu pet não só para eliminar maus hábitos, como também para evitar acasalamentos indesejáveis.

SEJA FIRME, MAS SEM PUNIÇÃO. É muito importante que os tutores não punam seus cães por desobediência ou comecem a se afastar emocionalmente deles nesta fase de ‘rebeldia adolescente’. Isso pode piorar qualquer comportamento problemático, como acontece em adolescentes humanos. Repreenda o que ele fizer de indesejável com firmeza (ex: ‘Não!’, ‘feio’, ‘não pode’) e recompense seu bom comportamento (ex: com petisco, afago, palavras carinhosas: ‘bom menino’, ‘isso!’).

SOCIALIZAÇÃO. Socialize o seu cão com outros animais, ambientes e visitas. Sabendo que tanto fêmeas quanto machos podem se tornar territorialistas nesta fase de puberdade, habituar o seu cachorro a outros indivíduos será necessário para um bom convívio na fase adulta.

ADESTRAMENTO. Ensine os comandos básicos nos primeiros meses de vida do seu cão e, principalmente, se coloque como líder. Caso contrário, o seu pet entenderá que pode fazer o que bem quiser. Se tiver muita dificuldade em lidar com a rebeldia do pet, contrate os serviços de um adestrador.

*