Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Lesma ou caracol? Saiba as diferenças entre esses moluscos gastrópodes

A lesma não possui concha externa, ao contrário do caracol. Foto: Canvas

Eles são lentos e rastejantes, têm o corpo molenga e estão comumente presentes nos jardins, hortas e pomares – onde são comedores vorazes de plantas. As lesmas e os caracóis são moluscos gastrópodes e bastante parecidos, por isso confundem muitas pessoas. “Gastro” significa “estômago” e “podo” significa “pé”, então esse nome já resume muito bem a anatomia de ambos. Mas, há um grande detalhe que os diferencia: uma concha externa proeminente, existente apenas nos caracóis.

O caracol usa sua concha como um acessório externo para proteger e cobrir seu corpo. A lesma, no entanto, tem uma pequena concha interna, que fica sob a pele. 

Tanto as lesmas quanto os caracóis têm dois tentáculos superiores que se projetam na frente de suas cabeças e são usados ​​para visão e olfato, pois têm olhos nas extremidades. Os tentáculos inferiores mais curtos que se estendem mais abaixo na cabeça lidam com o toque e o paladar.

O tamanho e a forma do corpo são outros aspectos a serem observados. Assim, temos os corpos mais alongados das lesmas, com dimensões de 2 a 15 cm de comprimento, dependendo da espécie. Os caracóis atingem até 10 cm de comprimento. No caso da espécie Achatina fulica, conhecida como caramujo-gigante-africano ou caracol-gigante, esta foi introduzida de forma ilegal no Brasil, e pode chegar até 18 cm de comprimento de concha e pesar até 500 gramas.

Os caracóis são principalmente de cor cinza com concha preta, marrom ou branca. Foto: Canvas

Já comparando a aparência, as lesmas podem ser pretas, cinzas, verdes ou amarelas, enquanto os caracóis são principalmente de cor cinza com uma concha de cor preta, marrom ou branca.

As lesmas podem viver na terra e no mar, enquanto os caracóis são terrestres (os que vivem no mar são os caramujos aquáticos).

Outra característica das lesmas é que elas são extremamente sensíveis até mesmo à menor mudança de temperatura. Esses moluscos encontram abrigo para se proteger do clima extremamente frio e procuram forragear no subsolo para se esconder do calor e evitar a desidratação.

Quanto à maturidade sexual, as lesmas demoram cerca de um ano para atingi-la. Já a expectativa de vida desses animais é de apenas dois anos. Enquanto que os caracóis requerem dois anos para atingir a maturidade sexual e podem viver de 5 a 10 anos.

Lesmas e caracóis são hermafroditas. Foto: Gislandia Governo

Caracóis e lesmas são hermafroditas, o que significa que possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Eles podem colocar entre 80 a 100 ovos, até seis vezes por ano. Os ovos podem ser autofertilizados e, normalmente, são encontrados escondidos sob rochas, perto de plantas ou sob o solo.

Ambas as espécies também deixam um rastro de muco enquanto rastejam.

*