Anuncie

(21) 98462-3212

O que significa quando um cachorro te lambe? Contamos algumas razões

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Os cães muitas vezes lambem as pessoas para demonstrar afeto, como uma saudação, ou simplesmente para chamar atenção.
Foto: Pixabay

Lambeijos e mais lambeijos! Cães têm muitos hábitos estranhos e se o seu cachorro passa mais tempo te dando beijos do que brincando com seus brinquedos ou perseguindo esquilos, você provavelmente já se perguntou: “O que significa quando um cão lambe você?”

Aqui estão algumas outras razões por trás do comportamento estranho do seu cão.

Caninos lambem uns aos outros como um sinal submisso ou quando as mães limpam e se unem com seus filhotes recém-nascidos. “Quando os humanos passam a compor a sua família, o comportamento de lambida é transferido para nós”, diz a veterinária americana Jennifer Coates, do College of Veterinary Medicine, nos EUA. “Os cães muitas vezes lambem as pessoas para demonstrar afeto, como uma saudação, ou simplesmente para chamar nossa atenção. Claro, se acontecer de você ter um pouco de comida, loção ou suor salgado na pele, isso pode desempenhar um papel também.” Junto com o afeto, essas são algumas outras coisas que seu cão realmente quer de você.

Coates destaca que, se observarmos como os cães interagirem uns com os outros, muitas lambidas são focadas no rosto. Isso está relacionado com o fato de que, quando os cães são filhotes, eles lambem a boca de sua mãe para fazê-los regurgitar alimentos para eles comerem. Assim, os cães lambem rostos humanos para tentar obter comida — e também provavelmente algum sabor de sobra da última refeição que você comeu.

É prejudicial para os cães lamber humanos?

“Lambida de cachorro não representa muito perigo para as pessoas, desde que você não tenha feridas abertas e seu sistema imunológico esteja funcionando bem”, diz a Dr. Coates. “Dito isso, as bactérias podem sim ser transmitidas através de lambidas de cães, então o comportamento não é completamente sem risco.” A saliva de cachorro contém uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus que, em casos muito raros, pode causar uma infecção em humanos com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Se o seu cão está lambendo você, certifique-se que você não tem nenhum produto químico que possa ser tóxico para ele em sua pele.

E quando um cão se lambe em um certo lugar excessivamente?

Os cães às vezes lambem uma determinada parte do corpo ou até mesmo uma parte específica do sofá ou do chão da sua casa repetidamente. “Coceira ou dor podem fazer com que os cães se lambam, enquanto a ansiedade ou um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo pode levar à lambida direcionada para si ou para objetos em seu ambiente”, explica Dr. Coates. “A lambida excessiva de superfícies também tem sido associada a distúrbios clínicos, especialmente gastrointestinais.”

Eles também podem sentir o cheiro de onde comida ou bebida foi derramada em seu sofá ou chão, mesmo que tenha sido há um tempo. Limpar completamente a área deve fazê-los parar de lamber.

Como ensinar seu cachorro a parar de te lamber

“Se você quer que seu cão pare de lambê-lo, faça o seu melhor para ignorar o comportamento; calmamente, se levante e vá para outro cômodo com uma porta fechada, se for preciso”, diz a Dr. Coates. “Se o seu cão parar de lamber, certifique-se de lhe dar muitos elogios e atenção para que ele não repita o comportamento no futuro.”

“Com o tempo, a lambida deve desaparecer à medida que seu cão percebe que você não está fornecendo a eles qualquer tipo de recompensa”, complementa a veterinária. “Fale com seu veterinário se você acha que a lambida do seu cão pode estar relacionada a um problema médico ou transtorno comportamental.”

MB com informações do Reader’s Digest

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

E-book “Como Adestrar Um Filhote”, Nesse e-book, Luís Zuzzolo fala sobre os principais cuidados que devemos ter na hora de educar os filhotes de cães. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI