Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Os cães podem ver fantasmas? A ciência explica se é verdade ou mito

Búuuu. Gasparzinho é você? Será mito ou verdade que os cães veem fantasmas? Fotos: Canvas

Você já ouviu seu cachorro latindo desesperadamente no meio da noite para nada específico ou olhando para longe?

Muitas pessoas dizem que quando os cães têm esse tipo de comportamento ou desenvolvem outros semelhantes, é porque estão vendo um fantasma ou experimentando algum tipo de atividade sobrenatural. Mas até que ponto isso é verdade?

Este tema tem sido debatido há muito tempo por especialistas em comportamento animal, veterinários e entre os próprios tutores de pets. Mas apenas a ciência mostrou que essas reações de alarme e medo estão ligadas ao seu superdesenvolvimento de audição, olfato, paladar, tato e visão.

“A parte mais interessante da ciência do comportamento e da compreensão dos cães é que simplesmente não sabemos muito”, comenta Russell Hartstein, consultor e treinador de comportamento canino em Los Angeles, em entrevista ao American Kennel Club.

Os sentidos superdesenvolvidos dos cachorros

Tanto humanos quanto cães compartilham os mesmos sentidos, mas os caninos podem fazer muito mais com eles, como ver melhor em condições de pouca luz, captar cheiros com mais facilidade ou ouvir frequências de ruído mais altas do que os humanos.

“Eles podem ouvir cerca de quatro vezes melhor do que nós e cheirar até 10.000 vezes melhor do que os seres humanos. Muitos cães têm sentidos tão aguçados que podem até farejar câncer ou prever quando uma convulsão vai acontecer”, diz Jen Jones, fundadora do Your Dog Advisor.

Mesmo através do olfato eles podem prever desastres naturais porque todos os fenômenos naturais têm odores associados que eles podem identificar.

Além dos cinco sentidos, diz-se que os cães desenvolveram um sexto sentido

O sexto sentido

Além dos cinco sentidos, diz-se que os cães desenvolveram um sexto sentido que é como um “intuito” que funciona quando algo não parece certo.

Embora os humanos também possam ter esse sentimento, os cães estão mais abertos a confiar no que sentem, analisar a situação e agir.

Então, os cães veem fantasmas?

Cientificamente não é possível ou não comprovável. Como já mencionado, os comportamentos ou reações se resumem aos sentidos e ao que os cães podem fazer com eles que os humanos são incapazes.

“A percepção auditiva dos cães é outra área em que eles percebem o mundo ao seu redor de uma maneira muito diferente dos humanos”, destaca Hartstein. “Essas diferenças podem estar relacionadas à sua capacidade de detectar fenômenos diferentes e indetectáveis ​​que nós não detectamos.”

Por sua vez, o campo de visão de um cão excede o de um humano, para que possam ver objetos a uma distância maior e capturar movimentos indetectáveis ​​ao olho humano.

“Pode ser absolutamente verdade que o cachorro está pegando algo que talvez não possamos ver. Mas o que eles percebem pode não ser o ‘Gasparzinho’ (personagem fantasma do filme de 1995)”, explica a Dra. Mary Burch, diretora do AKC Family Dog Program.

Comportamento estranho pode estar relacionado a alguma doença

Quando as explicações científicas para o comportamento canino são claras e as teorias paranormais não fazem muito sentido, comportamentos ansiosos, erráticos e estranhos em cães podem estar ligados a uma condição física ou mental prejudicada.

Assim como os humanos, os cães também sofrem de ansiedade e isso faz com que eles tenham um estado de hipervigilância frequente ou constante. Isso combinado com seus sentidos aguçados desencadeia uma reação em cães que não está no radar humano ou na compreensão humana.

Por sua vez, um distúrbio degenerativo, como a Síndrome de Disfunção Cognitiva (SDC), pode ser outra causa de seus comportamentos estranhos.

Isso acontece quando os cães envelhecem e aparecem ao mesmo tempo sinais de demência como inquietação, vagar sem rumo, problemas nas fezes em casa, observação em qualquer ponto vago, letargia, falta de interesse em brincar ou atividade física. ou incapacidade de responder aos membros da família.

Com informações do Vive USA

Leia mais: Signos e bichos: entenda a personalidade do seu pet através da astrologia