Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Cachorros e gatos assistem TV. Será mito ou verdade?

Especialista em comportamento animal diz que pode a TV pode ser apenas uma ferramenta para abafar sons exteriores que provocam ansiedade nos pets. Foto: Unsplash

Deixar o animal de estimação sozinho em casa pode ser motivo de ansiedade para tutores e pets. A utilidade da televisão como método de entretenimento tem gerado muita discussão. Não existe consenso entre os especialistas. No entanto é certo que, mesmo os animais que prestam atenção à televisão, fazem-no apenas por curtos períodos.

Claudia Estanislau, especialista em comportamento animal, afirma que “os cães e os gatos não se ocupam ao assistirem televisão” e embora possa haver alguns que gostam de olhar para a tela, não deve ser uma forma rotineira de ocupar os peludos. “Se utilizarmos a televisão no sentido de entreter, trata-se de uma antropomorfização (projeção de características humanas no animal)”, o que não é correto, alerta.

Em 2012 foi fundada a Dog TV, o primeiro canal de televisão para cães. Os produtores prometem “amor, conforto e entretenimento”, baseados em pesquisas científicas de que os conteúdos transmitidos são enriquecedores para os animais de companhia.

A fundadora e treinadora da It’s All About Dogs discorda. Diz que a televisão não significa nada para a maioria dos cães e pode ser apenas uma ferramenta para abafar sons exteriores que provocam ansiedade nos animais.

“O som da TV pode ajudar para que eles não se assustem nem reajam a barulhos fora da casa, mas é necessário ter atenção os conteúdos”, ressalta Claudia Estanislau. “Barulhos fortes e repentinos durante os programas podem causar o efeito contrário ao pretendido”, completa.

Cães e gatos são despertados pela curiosidade de acompanhar os movimentos e os sons na tela.
Foto: Unsplash

A professora Ana Beatriz Fialho, tutora de Billy, uma vira-latas de 1 ano e meio, conta que, quando ela liga a TV e coloca em canais dedicados à natureza e aos animais, seu pet fica completamente “atento” às imagens: “Percebo que ele se distrai e gosta do que vê, fica na minha cama vidrado na tela. Quando aparecem imagens de cães, ele reage e chega a latir. Ele sempre me faz companhia quando paro para assistir novelas também, já virou um ritual.”

Diversão é curta

Mas, mesmo nas exceções de animais que veem algo na televisão, a diversão é curta, garante a treinadora Cláudia Estanislau. Para o entretenimento dos amigos de quatro patas na ausência dos tutores, ela aconselha a alimentação como atividade. “Em vez de dar comida na vasilha ao final do dia, é possível espalhar comida pela casa ou colocar um pouco recheando um brinquedo, sendo um desafio para o animal ir em busca de alimento durante várias horas.”

Já o veterinário Ernani de Castilho complementa afirmando que os cães não enxergam a mesma coisa que nós, assim como não entendem o que se passa nas imagens na TV, mas eles são despertados pela curiosidade de acompanhar os movimentos e os sons na tela.

“Não vejo problemas de o pet assistir TV junto com o tutor. Só não recomendo deixar a TV ligada o tempo todo como forma de distrair o animal, na ausência de todos na casa. Até mesmo para evitar acidentes, como o cão esbarrar na TV e derrubá-la ou o aparelho cair em cima dele. Também não é saudável deixá-lo muito próximo da tela, pois pode afetar a visão do bichinho.”

“No caso de animais que ficam sozinhos por muito tempo em casa, o melhor para distrai-los é deixar brinquedos disponíveis para ele, principalmente aqueles interativos, que pode colocar um pouco de ração dentro”, orienta.

MB com informações do Notícias Magazine