Nome científico: Amazona pretrei
Nome inglês: Red-spectacled Parrot
Nomes populares: Papagaio-charão, papagaio-da-serra, papagaio-d’óculos-vermelhos, chorão, serrano e charão.
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Habitat: Floresta Ombrófila Mista (florestas de Araucárias e Podocarpos).
Ocorrência: Endêmica do sul do Brasil, ocorre no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Argentina e parte do Uruguai.
Características: É uma das únicas espécies de papagaios do gênero Amazona que apresenta dimorfismo sexual. Os dois sexos apresentam cor predominante verde e são diferenciados pela máscara vermelha e espelhos vermelhos da asa mais evidentes no macho.
Tamanho: 32 cm, em média.
Peso: 300 gramas, em média.
Alimentação: Alimenta-se preferencialmente de sementes do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) – conhecido por pinhão – , além de frutos do podocarpo, folhas, flores e brotos.
Reprodução: A reprodução ocorre uma vez ao ano. São colocados de 2 a 4 ovos, que são incubados pela fêmea entre 22 e 24 dias. Enquanto que os machos são responsáveis por trazer alimentos para ela. Seus ninhos são formados nas cavidades das árvores.
Estado de Conservação (IUCN): Vulnerável.
Curiosidades: É uma espécie de ave migratória, que inicia-se em meados de janeiro, quando os filhotes com cerca de um mês fora dos ninhos já estão recrutados ao bando.
Sua estimativa de vida é de 80 anos.
É a menor entre as espécies de papagaios brasileiros.
O charão é uma espécie bastante social, gostando de andar em grupos grandes, de dezenas a milhares de aves, principalmente na busca por alimentos. É o papagaio que voa as maiores distâncias todos os dias em busca de alimentos.
Leia mais: Onde fazer carinho em uma ave?
Leia mais: Pavão é a realeza entre as aves: saiba mais sobre o simbolismo de suas penas
Leia mais: Grande Alexandre é uma ave da família Psittaculidae que esbanja elegância
Leia mais: Bavette: conheça essa graciosa ave passeriforme de origem australiana