Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Passo a passo de como limpar a gaiola de sua ave de estimação

Para a faxina geral, é preciso retirar os acessórios e também lavá-los. Foto: Pixabay

É muito importante manter a gaiola limpa para evitar que as aves de estimação contraiam qualquer doença e, ao mesmo tempo, manter a higiene em tempo integral. Você precisará remover as fezes dos pássaros diariamente, assim como lavar o bebedouro e os comedouros. Já os acessórios devem ser limpos pelo menos duas vezes por semana.

A seguir, apresentamos o passo a passo da faxina geral, retirando o fundo da gaiola e a lavando por completo, a ser feita uma vez por semana:

1
Em primeiro lugar, deve-se destacar que as aves criadas em cativeiro devem ter uma gaiola adequada ao seu tamanho e espécie, para que possam se mover sem problemas. Agora, vamos lá: antes de iniciar a limpeza completa, você deve antes de tudo remover a ave e colocá-la em outra gaiola ou viveiro. Essa ação pode ser estressante, por isso tente mantê-la o mais calma possível, fornecendo água, comida e algum brinquedo para distrair (como balanço).

2
Para poder limpar mais facilmente, coloque um jornal ou algum outro elemento no fundo da gaiola onde caem excrementos, penas e outras sujeiras, para posteriormente retirá-los e recolocá-los. Da mesma forma, a maioria das gaiolas possui uma bandeja que pode ser removida para lavagem e/ou podemos remover diretamente toda a parte inferior da gaiola (que geralmente é de plástico) para limpá-la completamente.

3
Para limpar as barras da gaiola, procure não molhar diretamente a parte metálica, pois pode perder a tinta ou o esmalte e enferrujar, por isso é melhor usar um pano úmido.

4
Duas vezes por semana, retire os poleiros e limpe-os. Caso os poleiros sejam de madeira, uma dica é raspá-los bem, para retirar todos os resíduos e evitar o acúmulo de bactérias em alguma área do material. Depois, lave com água corrente e sabão. Deixe secar bem antes de colocá-los de volta na gaiola ou viveiro.

5
Os bebedouros e comedouros também podem ser retirados para limpeza geral e, assim, evitar o acúmulo de sujeira neles e, com isso, prevenir qualquer tipo de doença nas aves.

6
Os brinquedos das aves (balanços, espelhos, banheiras e etc.) também devem ser limpos regularmente de forma a mantê-los em perfeito estado.

7
Na hora de limpar a gaiola e os acessórios, utilize água e sabão ou detergente neutro e, caso haja restos, pode-se usar, por exemplo, cloro que ajudará na desinfecção (para diluir, coloque uma tampinha em um borrifador e complemente o frasco com água. Aplique no acessório e deixe molho por 10 minutos), mas preste muita atenção para enxaguar bem tudo! Nas pet shops há produtos específicos para limpeza de gaiolas: eliminador de odores, higienizador de gaiola e spray para limpeza, entre outros.

8
Para acessar os locais mais difíceis, você pode usar uma pequena escova (por exemplo, uma escova de dente) de cerdas duras.

9
Nas pet shops também é possível encontrar desinfetantes específicos, à base de amônia quaternária, para que a gaiola fique totalmente limpa e livre da proliferação de fungos e bactérias. Lave bem e enxague a gaiola. Finalize borrifando um spray com a solução de desinfecção.

Não se esqueça de cuidar bem do ambiente onde a gaiola está abrigada. Foto: Pixabay

10
Seque bem a gaiola com um pano grosso ou use papel toalha. Deixar a gaiola secar naturalmente no sol também ajuda a evitar a umidade. Tudo limpinho e completamente seco? Então é hora de colocar todos os acessórios de volta e um novo forro de jornal. Encha o comedouro de alimento e o bebedouro com água fresquinha e retorne sua ave ao seu lar limpinho e cheiroso.

Por fim e não menos importante, não se esqueça de cuidar bem do ambiente onde a gaiola está abrigada. Varra ou aspire o chão para remover sementes, penas, restos de fezes e outros detritos. Para facilitar a higienização, uma dica é colocar uma cobertura de plástico embaixo da gaiola, mantendo o chão limpo. Confira também se as paredes ao redor estão limpas.

Agora que você já aprendeu todas as dicas essenciais para limpar corretamente a gaiola de sua ave de estimação, esteja sempre atento às suas condições de saúde. Proporcione muito carinho e bem-estar e, a qualquer sinal de anormalidade, leve-a ao veterinário para um ckeck up.

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE E COMEÇAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO NO NICHO PET?

Adquira já o curso online Guia Definitivo Criação de Calopsitas. CLIQUE AQUI

Curso online Voo Livre Avoa. CLIQUE AQUI

Curso online de Dog Walker. Tenha uma renda passeando com cães. CLIQUE AQUI

Curso “Be-Á-Bá do Banho e Tosa”, um treinamento completo para você iniciar seu negócio em casa e lucrar. O curso tem diversos módulos, entre eles, equipamentos, banho, secagem, tosa higiênica e etc. CLIQUE AQUI

Aquira já o “Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop”. Aprenda a aplicar remédios, vacinas, preparar os materiais a serem utilizados nas intervenções clínicas; como conter os animais a serem atendidos e/ou hospitalizados, entre outras funções. Em petshops, aprenda a atuar no atendimento aos clientes e recepção dos animais. CLIQUE AQUI

Aprenda os cuidados básicos com os animais de estimação. E-book Pet Sitter – Babá de Animais. CLIQUE AQUI

Confira mais opções de cursos online e E-books em nossa loja