Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Faxina geral na gaiola da ave: como fazer

A gaiola deve passar por uma limpeza geral uma vez por semana. Fotos: Canva.com

É muito importante manter a gaiola limpa para evitar que as aves de estimação contraiam qualquer doença e, ao mesmo tempo, manter a higiene em tempo integral. Você precisará remover as fezes dos pássaros diariamente, assim como lavar o bebedouro e os comedouros. Já os acessórios devem ser limpos pelo menos duas vezes por semana.

A seguir, apresentamos o passo a passo da faxina geral, retirando o fundo da gaiola e a lavando por completo, a ser feita uma vez por semana:

1
Em primeiro lugar, deve-se destacar que as aves criadas em cativeiro devem ter uma gaiola adequada ao seu tamanho e espécie, para que possam se mover sem problemas. Agora, vamos lá: antes de iniciar a limpeza completa, você deve antes de tudo remover a ave e colocá-la em outra gaiola ou viveiro. Essa ação pode ser estressante, por isso tente mantê-la o mais calma possível, fornecendo água, comida e algum brinquedo para distrair (como balanço).

2
Para poder limpar mais facilmente, coloque um jornal ou algum outro elemento no fundo da gaiola onde caem excrementos, penas e outras sujeiras, para posteriormente retirá-los e recolocá-los. Da mesma forma, a maioria das gaiolas possui uma bandeja que pode ser removida para lavagem e/ou podemos remover diretamente toda a parte inferior da gaiola (que geralmente é de plástico) para limpá-la completamente.

3
Para limpar as barras da gaiola, procure não molhar diretamente a parte metálica, pois pode perder a tinta ou o esmalte e enferrujar, por isso é melhor usar um pano úmido.

4
Duas vezes por semana, retire os poleiros e limpe-os. Caso os poleiros sejam de madeira, uma dica é raspá-los bem, para retirar todos os resíduos e evitar o acúmulo de bactérias em alguma área do material. Depois, lave com água corrente e sabão. Deixe secar bem antes de colocá-los de volta na gaiola ou viveiro.

5
Os bebedouros e comedouros também podem ser retirados para limpeza geral e, assim, evitar o acúmulo de sujeira neles e, com isso, prevenir qualquer tipo de doença nas aves.

A ave não deve ter contato direto com a sujeira acumulada no fundo da gaiola

6
Os brinquedos das aves (balanços, espelhos, banheiras e etc.) também devem ser limpos regularmente de forma a mantê-los em perfeito estado.

7
Na hora de limpar a gaiola e os acessórios, utilize água e sabão ou detergente neutro e, caso haja restos, pode-se usar, por exemplo, cloro que ajudará na desinfecção (para diluir, coloque uma tampinha em um borrifador e complemente o frasco com água. Aplique no acessório e deixe molho por 10 minutos), mas preste muita atenção para enxaguar bem tudo! Nas pet shops há produtos específicos para limpeza de gaiolas: eliminador de odores, higienizador de gaiola e spray para limpeza, entre outros.

8
Para acessar os locais mais difíceis, você pode usar uma pequena escova (por exemplo, uma escova de dente) de cerdas duras.

9
Nas pet shops também é possível encontrar desinfetantes específicos, à base de amônia quaternária, para que a gaiola fique totalmente limpa e livre da proliferação de fungos e bactérias. Lave bem e enxague a gaiola. Finalize borrifando um spray com a solução de desinfecção.

10
Seque bem a gaiola com um pano grosso ou use papel toalha. Deixar a gaiola secar naturalmente no sol também ajuda a evitar a umidade. Tudo limpinho e completamente seco? Então é hora de colocar todos os acessórios de volta e um novo forro de jornal. Encha o comedouro de alimento e o bebedouro com água fresquinha e retorne sua ave ao seu lar limpinho e cheiroso.

O local onde fica a gaiola deve ser mantido limpo

NÃO DESCUIDE DO AMBIENTE

Por fim e não menos importante, não se esqueça de cuidar bem do ambiente onde a gaiola está abrigada. Varra ou aspire o chão para remover sementes, penas, restos de fezes e outros detritos. Para facilitar a higienização, uma dica é colocar uma cobertura de plástico embaixo da gaiola, mantendo o chão limpo. Confira também se as paredes ao redor estão limpas.

Agora que você já aprendeu todas as dicas essenciais para limpar corretamente a gaiola de sua ave de estimação, esteja sempre atento às suas condições de saúde. Proporcione muito carinho e bem-estar e, a qualquer sinal de anormalidade, leve-a ao veterinário para um ckeck up.