
Com cores vibrantes e comportamento pacífico, o peixe arco-íris boesamini é originário da Ásia. A espécie de água doce, que pertence à família Melanotaeniidae, é endêmica do lago Ayamaru em Irian Jaya, na Indonésia.
O arco-íris boesamini é muito ativo, de nado rápido e gosta de viver em grupos, por isso é indicado para aquários comunitários, médios a grandes.
A espécie é ovípara, possui um corpo achatado, de formato oval, lateralmente comprimido e atinge entre 6 cm e 12 cm de comprimento.
Ficha técnica e dicas de criação:
Família: Melanotaeniidae (Melanotaenídeos).
Origem: Ásia. Ocorre normalmente em lagos de águas rasas, cristalinas e com densa vegetação.
Tamanho: 6 cm a 12 cm.
Expectativa de Vida: 5 anos, em média.
Temperamento: Pacífico. Devem ser mantidos em grupos de pelo menos seis indivíduos da mesma espécie.
Características: Apresentam dimorfismo sexual evidente. Os machos são maiores, têm coloração mais intensa e os raios da nadadeira dorsal mais alongados. Já as fêmeas possuem uma ampla faixa escura médio-lateral acompanhada por uma série de listras longitudinais amarelas ou laranja-avermelhado estreitas.
Cores: Reúne um grande número de cores vibrantes, em diferentes gradações, como vermelho, laranja, amarelo, violeta e azul-turquesa.
Aquário mínimo e condições ideais: Entre 200 e 200 litros. O aquário deve recriar suas condições originais e habitat o mais próximo possível. Por isso deve ter muitas plantas e áreas abertas para nadarem livremente, pois são peixes muito ativos.
Temperatura: 26°C a 30°C
pH: 7.0 a 8.0 – Dureza: 9 a 19.

Reprodução: Ovíparo. A fêmea solta seus ovos na água, próximo a folhas ou rochas, e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem entre sete e 12 dias após a postura.
Alimentação: Podem ser oferecidos todos os tipos de alimentos secos, congelados e vivos.
Espécies compatíveis: Em um aquário comunitário, convive bem com espécies como danios, barbos e corydoras.