Anuncie

(21) 98462-3212

Peixes têm olfato apurado, que permite perceber odores distantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O olfato é o sentido mais importante do que a visão para alguns peixes, já que há pouca ou nenhuma luz no fundo do mar.
Foto: Pixabay

Os peixes têm olfato. E para lá de apurado, permitindo a percepção de odores liberados a grandes distâncias. Para testá-lo, você – principalmente quem tem um aquário em casa – pode perceber com que rapidez eles localizam comida no escuro.

As narinas dos peixes destinam-se basicamente a captar as partículas de odor, já que eles respiram pelas guelras e boca. Quando estão em movimento a água entra nelas e, conduzida por aletas que atuam como funil, vai até os órgãos sensoriais, o que permite farejar outros peixes e alimentos.

O olfato é o sentido mais importante do que a visão para alguns peixes, já que há pouca ou nenhuma luz no fundo do mar.

No caso dos peixes cegos – como as espécies que vivem em cavernas escuras de água doce, por ex: o bagre-cego de Iporanga (Pimelodella kronei) -, esses chegam a disputar a comida de igual para igual com os que enxergam, graças ao olfato apurado.

Em alguns grupos de peixes, como nos salmões, o olfato permite distinguir moléculas odoríferas na concentração de 1ppb, ou seja, 1 molécula em um bilhão de moléculas. Incrível, não? É um dos fatores que permite aos salmões retornar ao seu local de nascimento para reprodução.

Outra curiosidade a respeito desse sentido é que algumas espécies, quando submetidas a um alto nível de estresse, exalam uma substância chamada ‘schrecksoffen’. Essa composição química serve como alarme aos outros peixes, indicando que existe perigo presente.

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Curso online Como Fabricar Rochas e Enfeites para Qualquer Tipo de Aquário. CLIQUE AQUI

E-Book Aquarismo Marinho Para Iniciantes. CLIQUE AQUI

Curso online Como Ganhar Dinheiro Criando Peixes de Tanque – Vol 1. CLIQUE AQUI