Os gatos são criaturas um tanto dorminhocas em grande parte do tempo. Eles tiram longos cochilos, deitam-se em áreas ensolaradas e amam se aninhar em locais aconchegantes. Talvez seja por isso que a maioria dos tutores se preocupa com o fato de seus bichanos engordarem. No entanto, um problema que muitos tutores nem sempre consideram, é o seu amigo felino perder peso rapidamente.
“Toda alteração na saúde do gato se manifesta em seu comportamento e aspecto físico. Quando começamos a perceber um emagrecimento progressivo, precisamos procurar ajuda clínica o quanto antes para checar o que está acontecendo. Emagrecimento pode sinalizar algumas doenças como diabetes, infecção viral, parasitas intestinais, Fiv (síndrome de imunodeficiência felina), Felv (leucemia), nefropatias, entre outros problemas graves”, comenta o veterinário André Mello, da Clínica Veterinária Estética Canina Vet Center e responsável pela seção Fale com o Vet do portal Meus Bichos.
O emagrecimento nos felinos se traduz por uma perda de peso devido à redução gordurosa e muscular. Diminuição da vigilância, fadiga e anemia estão frequentemente associadas.
O problema, no entanto, também pode ser mais simples, como nos casos em que o gato não gosta do sabor, da textura ou do cheiro da ração usada pelo tutor. O importante, ressalta a veterinária Alessandra Borges de Carvalho, é que o tutor fique muito atento ao comportamento alimentar do seu animal. “Isso porque, quanto antes detectada a doença, maiores são as chances de o animal se recuperar”, diz.
Se você suspeita que seu gato está perdendo peso, fique de olho em sintomas como:
Comendo mais
Comendo menos
Vômito
Diarreia
Fazendo xixi ou bebendo mais do que o normal
Baixa energia (letargia)
Aspecto ruim da pelagem (pelagem desarrumada)
Mais vocalizações e em tom mais exigente do que o normal
Perda de músculo (parecendo ‘ossudo’)
Babando
Mau hálito
Para definir o diagnóstico, o veterinário examinará fisicamente o animal e fará exames de sangue e urina para determinar a origem do problema. “Uma vez identificados, a maioria dos problemas de saúde pode ser tratada ou curada. Por isso, reforçando: percebendo algo anormal no felino, deve-se levá-lo ao veterinário o mais rápido possível e não deixar o problema progredir”, diz André.
Aqui estão algumas causas da rápida perda de peso em gatos:
Alimentação inadaptada
Parasitas intestinais
Lesões na boca, no estômago, no esôfago ou no intestino
Infecção viral
Insuficiência cardíaca, renal ou hepática
Hipertireoidismo
Diabetes
Doenças dentárias
FIQUE LIGADO
PESO. O peso ideal de um gato adulto varia de acordo com a raça. Raças de porte médio, como o persa e o siamês, podem pesar de 3 kg a 5 kg. Passando disso, são considerados animais com sobrepeso, com exceção das raças de porte gigante, como maine coon, que pode chegar a 13 kg.
ALIMENTAÇÃO. O ideal é oferecer ao gato pequenas quantidades de alimento várias vezes ao dia. A porção maior deverá ser oferecida à noite, porque os felinos têm atividade metabólica mais ativa à noite. Gatos bebem pouca água, mas esta deve estar sempre disponível e fresca.
PERSISTENTE. A perda de apetite persistente por vários dias é preocupante e necessita de uma consulta ao veterinário.