
Além de ser um belo pássaro e ter cores variadas, o periquito australiano (Melopsittacus undulatus) é um companheiro agradável. É uma ave calma, socializa-se facilmente com o tutor e tem como característica maior o comportamento alegre: é capaz de passar o dia inteiro emitindo sons estridentes na gaiola.
Os periquitos pertencem à família dos psitacídeos (aves de bico curvado, na qual fazem parte os papagaios, as araras e as calopsitas). O porte dessa ave é pequeno e não passa dos 18 cm de comprimento, da cabeça à cauda. É um pássaro que esbanja graciosidade e é bastante resistente. No entanto, quando algo não vai bem com a saúde das aves, os sintomas surgem com sutileza, avançando silenciosamente. Por isso é importante investir na prevenção e estar alerta, para que o pet seja tratado o quanto antes por um especialista.
A seguir, vamos te ensinar a detectar se seu periquito está doente observando alguns sintomas mais recorrentes.
Mudanças de comportamento
Observe se sua ave apresenta agressividade, está menos ativa, triste, se recusa a brincar e a sair da gaiola, não interage com outros companheiros de gaiola, emite menos sons ou tem mais sonolência. São sinais de que ela precisa de ajuda urgente.
Mudanças no apetite
Como os pássaros têm metabolismo acelerado, é comum se alimentarem bem diariamente. Então, se você notar que seu periquito não está comendo e tem perdido peso, fique atento, pois algo não está correto.
Alterações na respiração
As doenças que afetam o trato respiratório são as que mais atingem as aves. É importante detectar sintomas como: aumento da frequência respiratória, coriza, espirros, respiração com o bico aberto, alteração na emissão de sons, chiados, tosse e roncos. Por isso é importante protegê-las das correntes de ar e do frio.
Alterações no peso
Perda de peso ou alteração na condição corporal geral, esterno proeminente (saliência no peito) devido à perda de tecido muscular mamário.
Secreções
Podem surgir secreções nos olhos, boca ou nariz.
Alterações digestivas
Vômitos ou regurgitação frequentes. A alimentação também pode ser reduzida ou excessiva (o que indica a presença de parasitas). Alterações na cor, quantidade, textura e frequência das evacuações podem ser motivos de preocupação.
Aparência e postura
Os pássaros são animais naturalmente limpos e estão sempre se cuidando e se arrumando. Portanto, se você perceber que suas penas parecem sujas, eriçadas, desgrenhadas e sem brilho, é indicação de doença. Além disso, as aves podem apresentar fraqueza, incapacidade de ficar de pé, asas caídas ou convulsões.
Manifestações no corpo
Lesão, sangramento, dores intensas, aumento ou inchaço do corpo, coceira intensa, vermelhidão, penas que se desprendem do corpo do animal. São indícios de parasitas ou infecções.

O QUE FAZER SE A AVE ESTIVER DOENTE?
Se o seu periquito australiano apresentar sintomas como os listados acima, o melhor é levá-lo a um médico veterinário especializado em aves o quanto antes. Nunca medique sua ave por conta própria. Identificado o problema de saúde, os medicamentos devem ser prescritos pelo veterinário, que dará instruções sobre como administrá-los de forma eficaz ao seu pet de penas.
É muito importante separar a ave doente das demais, colocando-a em outro viveiro ou gaiola. Ofereça um local tranquilo para o pássaro ambiente descansar e com temperatura adequada.
Além disso, é muito importante que você ofereça uma alimentação adequada, pois se a ave parar de comer poderá morrer por causa disso.
CUIDADOS PARA MANTER SUA AVE SAUDÁVEL E FELIZ
GAIOLA. Devem apresentar dimensões mínimas que permitam ao pássaro voar. Os poleiros têm de ser construídos com madeira não tóxica, pois os periquitos têm tendência a bicar, especialmente na época de reprodução. Lave diariamente os utensílios (bebedouros e potes de comida). Mantenha o ambiente sempre limpo e higienizado.
ALIMENTAÇÃO. Dê frutas como maçã, laranja, goiaba e verduras como brócolis, talo de espinafre, chicória, espiga de milho crua, além de ração industrializada de boa qualidade e mistura de sementes para periquitos – sem girassol e em pequena quantidade.
SAÚDE. Mantenha a gaiola longe de correntes de ar e de fumaça de cigarro. Adquira animais somente em lojas idôneas ou de criadores conhecidos.
CHECK-UP. Leve sua ave a um médico veterinário especializado pelo menos a cada seis meses. Mantenha sempre as vacinas e as desparasitações em dia.
Por MB.