Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Por que os cachorros rolam e se esfregam no chão? Saiba os motivos

Os peludos adoram rolar no chão. É algo normal, mas também pode indicar algum problema. Fotos: Canvas

Os cães têm comportamentos curiosos e, um deles, é o fato de os peludos adorarem rolar e se esfregar no chão. Isso inclui uma friccionada no solo cheia de entusiasmo após o banho – para desespero de muitos tutores! Mas, por que será que os cachorros fazem isso?

Observá-los se virando de costas e rolando para lá e para cá no chão é algo que pode ter vários motivos. Faz parte, principalmente, de um comportamento normal entre os cães. Mas, também há ocasiões em que esse ato pode indicar um problema de saúde, que deve ser avaliado por um médico veterinário.

Por isso, para que um animal de estimação cresça saudável, é sempre importante conhecer bem suas características, seu comportamento e estar atento às suas necessidades. A seguir, saiba quais sãos as principais causas pelas quais os cães adoram rolar no chão, tanto em casa quanto na rua.

PARA ALIVIAR A COCEIRA

Assim como os humanos, os cachorros também podem sentir coceira nas costas e, devido à sua anatomia, é uma área de difícil acesso para eles se coçarem com as patas ou a boca. Então, nada como dar uma boa esfregada contra uma superfície texturizada para aliviar o incômodo. Para eles vale tudo: grama, tapetes ou mesmo em pé, podemos ver os peludos se esfregando contra arbustos ou uma parede para atenuar a coceira e proporcionar conforto imediato.

APÓS O BANHO

Você investiu em uma linha incrível de xampu e condicionador para a pelagem do seu pet e, após aquele banho cheiroso, ele foi direto se esfregar no canto mais sujo do quintal! Oh, céus! Bem, quando os cães se esfregam no chão após o banho, o mais normal é que eles queiram tirar o cheiro do xampu. Lembre-se que os cachorros têm um olfato muito mais desenvolvido do que os humanos, portanto, o cheiro do xampu pode não ser agradável para eles.

TÁTICA DE DEFESA

Rolar de costas no chão diante de um ataque de outro animal pode ser uma boa técnica de proteção. Eles costumam assumir essa postura enquanto brincam com outros cães, permitindo-lhes usar as quatro patas para tentar manter seu “suposto” atacante longe e proteger seu pescoço fora de alcance.

Em um estudo da Universidade da África do Sul e da Universidade de Lethbridge, a hipótese de submissão é reafirmada. Mas, segundo os pesquisadores, está longe de ser uma mensagem de “bandeira branca de paz”. Na realidade, essa postura permite que eles evitem as mordidas e consigam recuperar a vantagem no confronto, seja por jogo ou diante de um encontro de fato agressivo.

Esse comportamento em um contexto específico não exclui a possibilidade de que os cães também rolem de costas e nos ofereçam sua parte mais indefesa para expressar submissão ou vulnerabilidade como sinal de respeito e confiança. Seremos capazes de reconhecer e distinguir ambas as atitudes sem problemas, observando o restante de sua linguagem corporal. Quando eles nos oferecem a barriga como um sinal canino de agradecimento, geralmente esse gesto é acompanhado por pernas flexionadas e relaxadas e um rabo abanando. Tudo um convite para tocá-los.

Os cães podem se esfregar sobre detritos e até carniça como tática para disfarçar seu odor e atrair presas

TÁTICA CONTRA AMEAÇAS E PARA CAÇAR

Uma das atitudes que mais chama a atenção dos tutores é quando os peludos se esfregam em um animal morto, como um pássaro caído no gramado da pracinha, ou em outros detritos fétidos. Nesse caso, eles o fazem para adquirir o odor da carniça e se camuflar de predadores (sejam reais ou imaginários). Além disso, também cumpre um segundo objetivo, que é “disfarçá-los” para a caça. Afinal, se uma presa incauta chegar perto, ela não identificará seu cheiro. Embora a domesticação dos cães tenha ocorrido há milhares de anos, eles não perderam muitos de seus instintos naturais.

É bem verdade que é muito desagradável para os tutores quando um passeio descontraído se transforma em um desastre fedorento e o cão surge com cheiro, literalmente, de carniça. Mas é importante não repreender com agressões ou transmitir para os pets o desgosto por essa atitude. Afinal de contas, faz parte da natureza do animal.

PULGAS E CARRAPATOS

Quando os cães rolam no chão com muita frequência e intensidade, pode se tratar de uma possível infestação de pulgas, carrapatos, ácaros, sintoma de alergia ou outros problemas de saúde. Eles estão, portanto, tentando se livrar da coceira. Leve o animal para uma consulta no médico veterinário.

Se o animal se ferir como resultado desse comportamento ou parecer obsessivo, é definitivamente imprescindível levar o pet ao veterinário para avaliação e tratamento adequado.

ENTRETENIMENTO E DISTRAÇÃO

Estudos científicos sobre o comportamento canino também revelaram que rolar e se esfregar no chão é um componente de entretenimento e distração para eles. Rolar pode ser muito prazeroso, então os cachorros fazem isso com frequência, também para chamar a atenção de seus tutores que, involuntariamente, podem reforçar essa atitude.

Se os tutores sempre reagem positivamente, acariciando, mimando ou dando recompensas quando o animal assume essa posição porque acham engraçado ou carinhoso, estão condicionando involuntariamente esse hábito e o cão continuará a fazê-lo enquanto espera receber a recompensa. Ou a atenção que é dada aos peludos em cada ocasião.

Por MB.