Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Porquinho-da-Índia abissínio: docilidade em forma de bola de pelos

O porquinho-da-Índia é extremamente tímido ao primeiro contato. Fotos: Canvas

Cuí, cuí, cuí. Quem resiste ao porquinho-da-Índia (Cavia porcellus) e seu jeitinho todo fofo de vocalizar? Dentre todas as suas 20 raças, a espécie abissínio é uma das mais conhecidas.

Originário dos Andes, assim como todos os porquinhos-da-Índia, os abissínios têm um peso máximo de 1,8 Kg e 22 a 35 cm de comprimento quando adulto, sendo também os mais robustos entre as espécies. A popularidade desse roedor deve-se em grande parte ao visual extravagante do seu pelo – ou ‘redemoinho de pelos’, como muitos fãs desse pet costumam se referir a ele.

Isso porque, embora não seja muito longa, com 3 cm a 4 cm de comprimento, sua pelagem é composta por rosetas ou ‘redemoinhos’ de pelos’. No total, são oito a dez rosetas bem definidas espalhadas pelo corpo. A palavra vem do termo em francês ‘rosette’ e significa algo como ‘pequena rosa’.

Entre as rosetas, habitualmente dispostas aos pares, o pelo mantêm-se ereto. Os especialistas referem-se a essas zonas como “pentes”. Quanto mais espetados estiverem esses pelos, mais classificação os animais recebem nas competições de beleza. Sim! Tal como ocorre com cães e gatos de raça, existem clubes especializados em porquinhos-da-Índia mundo afora e exposições de beleza, no qual os bichinhos são julgados por juízes credenciados.

Docilidade em forma de pelos

Timidez é uma característica de temperamento comum aos porquinhos-da-Índia. Mas isso ocorre, geralmente, ao primeiro contato com o tutor. Logo, ele acostuma-se facilmente com a presença de pessoas e chega até a pedir carinho, como explica o biólogo Maurício Terra Júnior:

“O ideal é adquirir um exemplar recém-desmamado, a partir dos 40 dias de vida. Os machos, em geral, são mais dóceis, travessos e interagem mais com as pessoas. Mas as fêmeas, que são um pouco menores e mais leves, também têm o temperamento muito amigável. Estes roedores, apesar de tímidos e de se assustarem facilmente, desenvolvem uma relação de muito carinho com o tutor, principalmente se forem acostumados ao contato humano desde filhote.”

Obviamente, é necessário ter cuidado ao acariciar o seu porquinho-da-índia, pois demasiada agitação e estresse podem ter um impacto negativo na sua saúde. Para que os animais não se assustem, anuncie a sua visita. “Eles se assustam por qualquer coisa, como gritos, por exemplo. Então chegue com calma ao seu recinto, converse com o pet, vá fazendo carinhos, lhe dê um petisco. Logo ele vai se aproximando para interagir e demonstra sua alegria com pulinhos e sua vocalização típica: ‘cuí, cuí'”, orienta Maurício.

Coloque tocas de madeira nas instalações do seu roedor de estimação

Facilidade de criação

A facilidade de criação é outra vantagem do abissínio. Eles não são animais solitários e gostam de conviver em grupo ou pelos menos em dupla. Somente há brigas entre os machos durante o cio das fêmeas. Nessa época, os casais devem ser colocados em gaiolas separadas dos demais para que possam acasalar sossegadamente.

Quanto às instalações, o ideal são gaiolas amplas, com bom espaço para sua locomoção e rotina diária (brincadeiras, descanso, alimentação) sem dificuldades. As dimensões mínimas para dois porquinhos-da-índia devem ser 100 por 60 centímetros. Um cercado de grades aramadas é outra opção para acomodá-los. Para o conforto e bem-estar dos porquinhos, coloque em suas instalações uma toca de madeira, comedouro e bebedouro.

Certifique-se de que a gaiola ou o cercadinho não estão perto de aparelhos de aquecimento. Esses roedores são muito sensíveis ao calor, por isso também nunca deve-se colocar a gaiola diretamente ao sol.

Os porquinhos-da-Índia amam feno e vegetais de todo tipo. Mas não dê alface

Alimentação, desgaste dos dentes e necessidade de Vitamina C

A alimentação do porquinho-da-Índia deve ser rica em folhagens (eles adoram vegetais de todo tipo: talo de espinafre, couve-flor, brócolis, acelga, cenoura, pepino, milho, tomate e outras verduras, grama, folhas de goiabeira e bananeira e etc.), além de ração industrializada. Eles amam feno e esse item nunca pode faltar. O feno fresco é particularmente rico em fibra crua.

Complemente o cardápio com frutas (ameixa, pêssego e abacaxi), mas apenas em pequenas porções, pois são ricas em açúcares. Não dê folha de alface, pois não tem valor nutritivo e pode causar diarreia.

“A quantidade de comida a ser fornecida deverá ser suficiente para que todos os porquinhos comam e não sobre nada. Não deixe sobras na gaiola. Elas devem ser retiradas após eles se alimentarem, para evitar a presença de moscas e contaminação por fungos”, explica o biólogo.

Os porquinhos-da-Índia não sintetizam a Vitamina C no organismo, por isso precisam de suplementação dessa vitamina. A quantidade prescrita pelo veterinário deve ser colocada no bebedouro diariamente.

Eles são bastante resistentes, mas é preciso ter cuidado com a higiene das instalações. Limpe diariamente e troque a forragem do fundo (maravalha de pinus). Os dentes também precisam ser desgastados, porque têm crescimento contínuo. Dê cascas de árvore ou pedras minerais para roerem, além de brinquedos de madeira.

Os próprios porquinhos se encarregam da sua higiene. Lambem-se individualmente ou uns aos outros, assim como os felinos. Portanto, eles não precisam de banho e, sim, de escovação semanal dos pelos. Mas, se quiser dar um banho no pet, o aconselhável é uma vez por mês, sempre com água morna e xampu neutro.

Reprodução

O primeiro cio acontece a partir dos três ou quatro meses de idade. A partir do sexto mês, a fêmea estará pronta para o acasalamento. Portanto, se tiver um casal e não quiser reprodução, é hora de separá-los. A gestação dura de 60 a 72 dias e nascem de um a quatro filhotes.

Como segurar um porquinho-da-Índia

Tenha o máximo de delicadeza com este roedor. Segure-o com uma mão na parte anterior do corpo e com a outra nas patas traseiras, para que ele não se debata na tentativa de se soltar.

Expectativa de vida

Recebendo um manejo adequado à espécie e uma dieta equilibrada, a expectativa de vida do porquinho-da-Índia abissínio é entre 6 a 8 anos.