Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Que é o dono desse bico? Vai uma pista: é uma espécie de ave piciforme

Seu nome científico significa: do (grego) pteros = pena, asa; e glössa = língua; pteroglossus = com língua emplumada; e de bailloni = homenagem ao advogado, naturalista e coletor de espécies francês Jean Francois Emmanuel Baillon (1744-1802): Ave com a língua emplumada de Baillon. Foto: Reprodução/SiBBr

Adivinhou? Essa bela ave de plumagem exuberante e bico longo é o Araçari-banana. Conheça os científicos e as curiosidades sobre a espécie:

Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Aves.
Ordem: Piciformes.
Família: Ramphastidae, Vigors, 1825.
Espécie: P. bailloni.
Nome Científico: Pteroglossus bailloni, (Vieillot, 1819).
Nome em Inglês: Saffron Toucanet.
Nomes populares: tucanito

Distribuição geográfica: Atualmente é encontrado nas regiões montanhosas da Argentina, do leste do Paraguai ao sul de Belo Horizonte (MG), ES, RJ, SP, PR, SC e norte do RS.

Características: Mede entre 35 e 39 centímetros. Tem o lado dorsal verde-oliva-amarelado escuro, as supracaudais vermelhas e o lado ventral amarelo-ouro. O bico apresenta uma grande mancha triangular vermelha.

Alimentação: Come frutos e insetos e pode roubar ovos e filhotes de outras aves.

Reprodução: Faz ninho em cavidades de árvores, pondo de dois a quatro ovos brancos. O macho e a fêmea se revezam para chocá-los.
Ocorre desde o nível do mar até 1.550 metros de altitude. Habita a mata densa. É mais fácil observá-lo quando está se deslocando à procura de frutas. Vive em bandos pequenos, geralmente em torno de seis ou sete indivíduos. Devido à caça e ao desmatamento, a espécie se tornou rara e difícil de ser observada.

Curiosidades: O bico destas aves é multifuncional, pois serve para alcançar pequenos frutos presos à ponta de ramos finos que não suportariam o seu peso na sua extremidade. A presença de múltiplos dentes na maxila e mandíbula tem a função intimidadora, provavelmente para afastar predadores ou outras aves frugívoras quando concorrem pela mesma fonte de alimento em uma fruteira.

Vocalização: Apresenta repertório extensivo de sons – “yeep” ou “yi”, “uh”, “perp”, teeee-ãp“.

Situação da espécie: Quase ameaçada (Lista Vermelha do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção 2018 do ICMBio).