Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Raça equina: características e ficha técnica do cavalo árabe

O cavalo árabe é versátil e se destaca pela sua aparência, que é espetacular. Fotos: Canva

Foi na vida hostil do deserto que nasceu o cavalo árabe. Reza a lenda que Alá teria criado esse belo puro-sangue com um punhado de vento sul. Outros acreditam que ele seja a origem de todos os cavalos modernos. No entanto, há indícios de que esses animais foram domesticados 1.500 anos antes de Cristo, por tribos beduínas. Mas, o fato é que a origem desse exuberante equino ainda permanece misteriosa.

Durante séculos, o cavalo árabe se destacou entre os puros-sangues. Foi sendo selecionado rigorosamente por suas qualidades, especialmente em relação à sua velocidade e resistência, cruzando até obter os esplêndidos exemplares que hoje encontramos em todo o mundo.

Atualmente, a lista das raças equinas formadas a partir de cruzamentos com o cavalo árabe é imensa – entre elas há o connemara, o halflinger, o andaluz e o crioulo, entre outras.

Belo, versátil e imponente

O cavalo árabe é versátil e se destaca pela sua aparência, que é espetacular. É uma das raças mais puras e com as melhores capacidades físicas do mundo. O ambiente hostil do deserto certamente contribuiu para fazer dos equinos árabes animais frugais, sóbrios e resistentes, capazes de percorrer longas distâncias em solo ardente. Além disso, destaca-se por sua elegância, grande inteligência e vivacidade, razão pela qual os cavalos árabes são indicados para esportes ou lazer, bem como para o trabalho.

Seu comportamento se destaca por sua impetuosidade e máxima atividade

FICHA TÉCNICA E CARACTERÍSTICAS:

Origem: Arábia.

Tamanho: de 1,42 m a 1,51 m.

Pelagem: Todas as cores são aceitas, sendo a tordilha a mais frequente.

Características: Seus membros são, ao mesmo tempo, resistentes, fortes e delicados. Os cascos pequenos e duros denotam sua habilidade à corrida. O pescoço gracioso e a cabeça estreita, com narinas bem abertas, além da ausência da última vértebra, que permite que ele levante a cauda, conferem ao animal uma aparência elegante, majestosa e distinta. Além disso, sua cauda e crina são extremamente macias. Os olhos são grandes e salientes. O tamanho e a grande separação entre os maxilares proporcionam um bom espaço para a passagem de sua desenvolvida traqueia e, provavelmente, esse é um outro fator de adaptação para aumentar a captação de ar. Outro detalhe é a pele negra sob a pelagem, visível devido à delicadeza ou ausência de pelos em torno dos olhos e focinho. Essa pele escura em torno dos olhos do cavalo árabe reduz o reflexo da luz do sol e também protege contra queimaduras.

Temperamento. O cavalo árabe se caracteriza por seu bom temperamento. Seu comportamento se destaca por sua impetuosidade e máxima atividade, ao mesmo tempo em que é muito dócil e paciente. Além disso, exibe enorme inteligência, capacidade de aprendizado e grande sensibilidade. É, sem dúvida, um animal que gosta da companhia humana e está ansioso para ganhar o amor e o respeito de todo ser humano que se preze.

Por MB.