Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Raça equina: Shire, o ‘Grande Cavalo’ das batalhas medievais

Atualmente, o Shire é estrela de uma série de competições e eventos dedicados à raça. Fotos: Canva.com

De porte nobre, calmo, imponente e com uma formidável potência. As origens do cavalo Shire remontam à Antiguidade. Raça de tração, originária da Inglaterra, é reconhecida como a maior dentre todas as raças equinas, tendo sido muito importante para a história britânica.

Com estatura que, por vezes, ultrapassa 1,80, o “Grande Cavalo” inglês, como era chamado por muitos escritores medievais, foi muito utilizado nas batalhas da Idade Média, nas quais carregava homens com armaduras.

Devido à sua beleza – ornada com cascos grandes e granjas nas pernas – , também conduzia a realeza e a elite em carruagens. Além de ser amplamente utilizado, tempos depois, para puxar carroças de cervejarias inglesas. Já antes da Primeira Guerra Mundial, esses gentis gigantes geralmente serviam como cavalos de fazenda, puxando carroças e trabalhando nos campos.

O cavalo Shire é reconhecido como o maior dentre todas as raças equinas

Atualmente, o Shire é muito popular para conduzir carruagens turísticas, é montado por cavaleiros de todos os níveis, além de ser a estrela de uma série de competições e eventos dedicados à raça. É o caso, por exemplo, do “The National Shire Horse Spring Show”, que é realizado anualmente e é a maior exposição de cavalos Shire na Grã-Bretanha. E apesar do grande porte, também costumam ser usados como cavalos de terapia, pois são muito dóceis.

O ‘Grande Cavalo’ inglês foi muito utilizado nas batalhas da Idade Média por cavaleiros com armaduras

Ficha técnica

Origem: Inglaterra.

Altura: às vezes mais de 1,80 m.

Peso: Uma tonelada, em média.

Pelagem: castanha-escura; as extremidades dos membros geralmente são brancas.

Comportamento: Este é o maior cavalo do mundo. Embora seja enérgico, forte e ativo, sua docilidade é tamanha que ele pode ser confiado à uma criança. Além de sua altura impressionante, ele é conhecido pela pelagem branca das quartelas, que quase chega a cobrir seus cascos.

Uso: cavalo de tração.