Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Pomba branca: por que é símbolo da paz?

A imagem da pomba branca é um símbolo mundial do desejo pela paz. Foto: Canva.com

A imagem da pomba branca com um ramo de oliveira no bico é um símbolo de paz reconhecido internacionalmente e em praticamente todas as culturas e países. Mas, embora tenha começado a se popularizar após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sua origem e significado são anteriores.

O simbolismo da pomba branca vem da tradição judaico-cristã. Na Bíblia , em Gênesis 8: 8-12, os eventos do dilúvio universal são narrados pelos quais Deus, enraivecido com os humanos e sua vida pecaminosa, decidiu inundar o mundo para salvar apenas aqueles que merecem para ele. De acordo com o texto, Noé foi avisado e construiu uma arca na qual sua família e alguns exemplares de cada animal foram salvos. Após 40 dias parou de chover e Noé soltou uma pomba para verificar se havia solo firme e tudo havia acontecido. E a pomba voltou com um ramo de oliveira no bico e uma mensagem clara: ” Deus voltou a estar em paz com os homens.”

A partir desse simbolismo, somente em 1949 a pomba branca passou a ser associada ao símbolo da paz. Naquele ano, o pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1943) participou do Congresso Mundial pela Paz, que reuniu personalidades engajadas na transformação do sistema internacional após os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Picasso desenhou o pôster do congresso com a litografia de uma pomba pousada no chão e sem nada no bico, que se destacava contra um fundo preto. Ele criou a imagem após o nascimento de sua filha, Paloma. Para Picasso, os pombos eram um lembrete de sua infância e de seu pai, que o havia ensinado a desenhar pombos em Málaga, sua terra natal.

Ao visitar o estúdio de Picasso, o escritor surrealista francês Louis Aragon escolheu essa litografia para ilustrar o cartaz do Congresso Mundial pela Paz.

Litografia de Picasso. Foto: Reprodução

Picasso declarou: “Eu queria, através do desenho e da cor, uma vez que essas eram minhas armas, penetrar cada vez mais profundamente no conhecimento dos homens e do mundo para que esse conhecimento nos liberte mais a cada dia; Tentei dizer, à minha maneira, o que considerava o mais verdadeiro, o mais justo, o melhor, e era naturalmente sempre o mais bonito.”

Seu desenho se popularizou e, logo depois, fez outro em que a pomba aparecia voando e carregava o famoso ramo de oliveira. A partir desse momento, a representação desse pássaro branco foi inconscientemente se firmando como um símbolo do desejo de paz no mundo.

A partir da década de 60, Picasso estilizou o desenho e acrescentou o ramo de oliveira

O outro grande ícone associado ao pacifismo foi desenhado pelo artista e designer britânico Gerald Holtom (1914-1985), em 1958, como parte da Campanha de Desarmamento Nuclear que ocorreu no Reino Unido no contexto da Guerra Fria.

O artista decidiu utilizar as letras N e D (do código homógrafo), que significavam “nuclear disarmament”. Seguindo a posição das bandeiras, as letras formavam o desenho interno do símbolo, que ganhou um círculo em volta para representar o planeta.

Como foi criado o símbolo da paz por Gerald Holtom. Foto: Reprodução

Embora existam várias teorias sobre a origem do desenho, uma delas é que ele representa a perna de uma pomba (três linhas abertas apontando para baixo e uma vertical para cima) dentro de um círculo que seria a Terra. Algumas declarações de Holtom também sugerem que ele poderia ter se inspirado no personagem principal da tela “As execuções de 3 de maio”, do pintor espanhol Francisco Goya (1746-1828), pelo seu design.

Este logotipo se tornou um emblema universal da paz que o movimento hippie e contra a guerra adotou como seu nos Estados Unidos – o que se tornou o popular “paz e amor”.

Tsuru é o símbolo da sorte no Japão. Foto: Pixabay

Como curiosidade, no Japão a representação do pássaro Tsuru (chamado aqui no Brasil de grou) em uma dobradura de origami – a arte de dobrar papel sem usar tesoura ou cola para obter vários contornos e formas -, é um símbolo tradicional de boa sorte, longevidade e paz. É muito comum por lá que se presenteie amigos com origamis de tsuru.

MB com informações de Muy Interesante/Daniel Delgado/Kumon